Comunidades e coleções
Você encontrará abaixo uma lista de comunidades, subcomunidades e coleções presentes neste repositório
-
CAMPUS DE BACABAL 134
-
Curso de Graduação em Ciências Naturais/Física do Campus de Bacabal 11
-
TCC de Graduação em Ciências Naturais/Física do Campus de Bacabal [11]
O Licenciado em Ciências Naturais/Física é o profissional habilitado para planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência dos componentes curriculares obrigatórios da área de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) nas séries finais do Ensino Fundamental e de Física para o Ensino Médio
-
-
Curso de Graduação em Letras/Língua Portuguesa do Campus de Bacabal 12
O Curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é uma proposta de formação de professores da área de Letras para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio
-
TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal [12]
O Curso de Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas) visa formar professores capacitados para transmitir conhecimentos linguísticos e literários e desenvolver comportamentos, ou seja, educar aprendizes do Ensino Fundamental e Médio.
-
-
CAMPUS DE BALSAS 97
-
COELE - Curso de Engenharia Elétrica de Balsas 5
O Curso de Engenharia Elétrica no Campus Balsas tem como prioridade a formação de profissionais habilitados a atuar no mercado de trabalho regional e nacional, tendo o setor produtivo como foco das atividades profissionais.
-
TCCs de Graduação em Engenharia Elétrica - Balsas [5]
O Curso foi criado pela Resolução Nº 278 CONSUN, de 13/06/2017. O projeto político-pedagógico baseia-se em uma matriz curricular formada pelo BiCT e pelos núcleos de disciplinas profissionalizantes e específicas (eletivas), cursadas quando o discente ingressa no Bacharelado em Engenharia Elétrica, iniciando no 7º período (Fonte: Projeto Político-pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus Balsas, 2017).
-
-
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Campus de Balsas 17
O curso em Engenharia Ambiental da UFMA Balsas forma o profissional que atua diretamente na promoção do desenvolvimento sustentável através do planejamento, da operação, do monitoramento e da gestão de projetos e tecnologias ambientais voltados para a preservação, recuperação e controle da qualidade da água, do ar, do solo e da vegetação
-
Curso de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas 61
O Curso de Engenharia Civil foi criado pela Resolução Nº 263 de 10 de outubro de 2016, do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Maranhão. É um curso que tem formação em dois ciclos, ou seja, o aluno deve ingressar no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), cursar o núcleo comum e tecnológico, para posteriormente ingressar no Curso de Engenharia Civil e cursar o núcleo profissionalizante.
-
TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas [61]
O Curso de Engenharia Civil está estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Graduação em Engenharia. O projeto político-pedagógico baseia-se em uma matriz curricular com formação em dois ciclos, ou seja, visa proporcionar a interdisciplinaridade e a livre escolha dos alunos a respeito de sua formação acadêmica, uma vez que o aluno para ingressar no curso, deve inicialmente passar pelo Ciclo Básico do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), com duração de 4 (quatro) semestres, de disciplinas obrigatórias e mais 2 (dois) semestres de disciplinas optativas do Núcleo Tecnológico voltadas para a área da Engenharia Civil. Em seguida o aluno deverá ingressar no Núcleo Profissionalizante da Engenharia Civil, com duração de mais 4 (quatro) semestres, totalizando o tempo mínimo para a formação em Engenharia Civil de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Para formar em Engenharia Civil, o aluno deve atender a todos os requisitos para a formação em Bacharel em Ciência e Tecnologia e completar o Núcleo Tecnológico e Núcleo Profissionalizante da Engenharia Civil. (Fonte: Projeto Político-pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Campus Balsas, 2017).
-
-
-
CAMPUS DE CHAPADINHA 633
-
Curso de Graduação em Engenharia Agrícola do Campus de Chapadinha 83
O curso está organizado na forma de regime semestral, com ofertas regulares de disciplinas e atividades complementares.
-
TCC de Graduação em Engenharia Agrícola do Campus de Chapadinha [83]
O Curso de Engenharia Agrícola deverá formar um profissional com sólida base científica, capacidade crítica e criativa.
-
-
CAMPUS DE CODÓ 539
-
Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu) 24
O Curso de Pós-graduação - Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE é promovido pelo Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Biologia, em parceria com os cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/História e Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ciências de Codó-CCCO, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Ele é direcionado para as pessoas portadoras de diploma de cursos de graduação - Licenciatura, das diversas áreas do conhecimento e que atuam profissionalmente na área da educação.
-
TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu) [24]
Coleção dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu).
-
-
Curso de Especialização em Matemática Computacional 3
O Curso de Especialização em Matemática Computacional terá duração de 18 (dezoito) meses incluindo o tempo para elaboração do trabalho final de conclusão de curso, com carga horária total de 460h (quatrocentos e sessenta horas).
-
TCCs de Especialização em Matemática Computacional [3]
O Curso de Especialização em Matemática Computacional terá duração de 18 (dezoito) meses incluindo o tempo para elaboração do trabalho final de conclusão de curso, com carga horária total de 460h (quatrocentos e sessenta horas).
-
-
Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó 138
NOME: Ciências Humanas/História MODALIDADE: Licenciatura interdisciplinar presencial OBJETIVO: Formar docentes para o Ensino Fundamental nas áreas de Ciências Humanas e para o Ensino Médio na área de História CÓDIGO E-MEC:1117691 VAGAS ANUAIS: 60 (entrada única anual) TURNO: Noturno
-
TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó [138]
Modalidade: Presencial Grau: Licenciatura Ato de criação: Resolução Nº 127-CONSUN de 24 de maio de 2010. Resoluções UFMA posteriores: Resolução Nº 170 - CONSUN de 24 de abril de 2013. Reconhecimento: Renovação de reconhecimento: Integralização: 8-12 semestres letivos. Vagas: 60 Turno: noturno. Carga horária mínima MEC: 2800 horas. Carga horária mínima UFMA: 3285 horas. Conceito ENADE: - Conceito do Curso: 3 Informações: (98) 3272-9771/ (98) 3272-9779
-
-
Curso de Graduação em Ciências Naturais do Campus de Codó 3
Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Modalidade de Curso: Presencial.
-
Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó 167
Curso de Pedagogia da UFMA/CAMPUS VII – Codó, para obtenção do Grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.
-
TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó [167]
O curso licenciatura em Pedagogia na instituição UFMA / Campus Vii - Codó na cidade de Codó possui modalidade presencial, ead (online).
-
-
-
CAMPUS DE GRAJAÚ 129
-
Curso de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú 23
O Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Química da UFMA é uma proposta de formação interdisciplinar de professores da área de Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e de Química para atuarem no Ensino Médio.
-
Curso de Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus de Grajaú 0
O Curso está sob forma de bacharelado na modalidade presencial, criado pela Portaria Nº 189 de 08/11/2013, com período de integralização de 6 a 8 meses, ofertando 60 vagas.
-
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PARFOR) 0
O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não têm formação na sua área.
-
TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) [0]
Trabalhos de conclusão de cursos dos professores cursistas do PARFOR Pedagogia de Grajaú/UFMA.
-
-
CAMPUS DE IMPERATRIZ 828
-
Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional do Campus de Imperatriz 7
O Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional foi elaborado a partir dos estudos recentes que procedem das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, bem como de uma análise dos currículos dos Cursos de Pós Graduação oferecidos no mercado atualmente
-
Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Campus de Imperatriz 0
-
TCC de Graduação em Ciências Contábeis do Campus de Imperatriz [0]
O egresso deve ser capaz de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial.
-
-
Curso de Medicina do Campus de Imperatriz 293
Modalidade: Presencial Grau: Bacharelado Ato de criação: Resolução nº 190- CONSUN de 17 de novembro de 2013; Autorização: Portaria MEC n º 654 de 11/12/2013, DOU 12/12/13 Reconhecimento: Renovação de reconhecimento: Integralização: 12-18 semestres letivos. Vagas: 80 Turno: Integral Carga horária mínima MEC: 7200 horas. Carga horária mínima UFMA: 8050 horas.
-
-
CAMPUS DE PINHEIRO 503
-
Curso de Graduação em Ciências Humanas/Filosofia do Campus de Pinheiro 11
Modalidade: Presencial. Grau: Licenciatura. Ato de criação: Resolução n° 129-CONSUN de 24 de maio de 2010.
-
TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/Filosofia do Campus de Pinheiro [11]
Coleção de todos os trabalhos de Graduação do Curso em sua versão final.
-
-
Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro 50
Originalmente, o curso de Licenciatura em Ciências Humanas/História, no campus de Pinheiro, foi criado pela Resolução Nº 129-CONSUN de 24 de maio de 2010 e Resolução Nº 173-CONSUN de 24 de abril de 2013. O Campus foi instituído pela Resolução Nº 08/1981-CONSUN, na primeira fase de interiorização da Universidade Federal do Maranhão que também criou os campos de Imperatriz, Bacabal, Chapadinha, Balsas e Codó.
-
TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro [50]
Núcleo de Formação Básica constitui-se de componentes curriculares obrigatórios e indispensáveis, que devem ser cumpridos pelo estudante para a integralização curricular, correspondendo aos conteúdos de natureza científicocultural das áreas do conhecimento que serão objeto da atuação profissional do licenciado em Ciências Humanas/História no Ensino Fundamental.
-
-
Curso de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro 103
O Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Biologia da UFMA é uma proposta de formação interdisciplinar de professores da área de Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e de Biologia para atuarem no Ensino Médio.
-
TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro [103]
O Licenciado em Ciências Naturais/Biologia é o profissional habilitado para planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência dos componentes curriculares obrigatórios da área de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) nas séries finais do Ensino Fundamental e de Biologia para o Ensino Médio.
-
-
Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro 46
Modalidade: Presencial Grau: Licenciatura Ato de criação: Resolução CONSUN nº 189/2014, alterada pela Res. nº 205, de 24/10/2014.
-
TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro [46]
O Curso de Licenciatura em Educação Física é compreendido como campo de conhecimento e de intervenção pedagógica, e tem como objetivo garantir formação acadêmica de Professores de Educação Física para exercer a docência em Educação Física na Educação Básica, formular e desenvolver projetos pedagógicos e realizar pesquisas, produzindo e disseminando o conhecimento relacionado ao ensino da Educação Física de forma ética e compromissados com a sociedade.
-
-
Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro 108
O Curso de Enfermagem do Campus Pinheiro traz em seu escopo a interdisciplinaridade que perpassa durante o processo de formação, voltado para as competências instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação generalista do enfermeiro.
-
TCCs do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro [108]
O currículo do curso estar organizado em torno dos conteúdos curriculares essenciais inter-relacionados aos saberes do processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem, nos termos da Resolução CNE/CES nº 3, de 07 de novembro de 2001 e da Resolução 04, de 06 de abril de 2009 e outras legislações vigentes.
-
-
Curso de Graduação em Engenharia de Pesca do Campus de Pinheiro 27
A formação do profissional de engenharia de pesca é importante para o planejamento, direcionamento, gestão e ordenamento da pesca extrativista, para a produção de organismos aquáticos em cativeiro em suas diversas etapas, bem como para a atuação direta sobre a tecnologia de planejamento de novas formas de exploração, armazenamento, transporte, processamento e comercialização dos produtos finais provenientes da indústria pesqueira.
-
TCCs do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca do Campus de Pinheiro [27]
O profissional formado em Engenharia de Pesca poderá atuar em diversos setores dentro de uma empresa ou até em instituições que estejam envolvidas na área pesqueira. No gerenciamento de empresas pesqueiras ele estará apto para contribuir no planejamento e na implantação de técnicas que auxiliam a atividade e trazem maiores benefícios à produção. Na aquicultura desenvolve projetos de fazendas e viveiros, propõe usos de técnicas na produção, estrutura essa produção de acordo com as leis e normas vigentes e pode ainda prestar consultoria aos produtores menores.
-
-
Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro 130
A proposta pedagógica do curso deve possibilitar ao aluno a construção de seu percurso formativo, não restrito apenas à integralização curricular, mas ao desenvolvimento de estudos e práticas articulados ao ensino, pesquisa e extensão/assistência, com vistas à flexibilidade e a interdisciplinaridade nas diversas áreas do conhecimento.
-
TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro [130]
O profissional médico deve ser dotado de uma formação generalista, humanista, capaz de atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, nas ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, na perspectiva da integralidade da assistência; capaz de oferecer atenção integral e contínua aos problemas de saúde da população com base na responsabilidade, na capacidade de comunicação interpessoal e de respeitar culturas diferentes que permitam agir de forma ética, investigativa, crítica e reflexiva em interação com os serviços de saúde e com a comunidade.
-
-
-
CAMPUS DE SÃO BERNARDO 436
-
Curso de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo 16
NOME: Linguagens e Códigos/ Música MODALIDADE: Licenciatura interdisciplinar presencial OBJETIVO: Formar docentes para o Ensino Fundamental na área de Linguagens e Códigos e para o Ensino Médio na área de Música
-
TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo [16]
Grau: Licenciatura Ato de criação: Resolução n° 138 CONSUN de 24/05/2010. Resoluções UFMA posteriores: Resolução n° 182 CONSUN de 15/05/2013. Reconhecimento: Portaria nº 72, de 29/01/15 DOU 30/01/15.
-
-
CAMPUS DO BACANGA 4147
Foi o primeiro Campus criado pela UFMA. Ele abriga hoje a Cidade Universitária, reunindo o maior número de Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Instituição.
-
Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica 138
O Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica integra o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, vinculado à Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC).
-
Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica [138]
Monografias de conclusão do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.
-
-
Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública da Ufma 33
O Curso de Especialização é oferecido regularmente aos novos gestores da corporação militar, que visam ao oficialato superior, e é fruto de um convênio celebrado entre a UFMA e a PMMA.
-
TCCs de Especialização do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP) [33]
Os processos de formação do Cegesp são gratuitos e se desenvolvem presencialmente.
-
-
Curso de Graduação em Ciências Imobiliárias 10
O Bacharel em Ciências Imobiliárias é capacitado para atuar na negociação solução ou prevenção de interesses de acordo com as medidas adequadas às demandas colocadas pela sociedade a fim de concretizar os direitos fundamentais.
-
TCCs de Graduação em Ciências Imobiliárias [10]
O campo de atuação profissional em Ciências Imobiliárias consiste em planejar, orientar, dar pareceres e prestar assessoramento a órgãos públicos e privados no âmbito de planejamento urbano, avaliação mercadológica, construção imobiliária, consultoria e gestão de imóveis relacionada a compra, venda e locação.
-
-
Curso de Graduação em Desenho Industrial do Campus do Bacanga 5
DESENHO INDUSTRIAL - SÃO LUÍS - Presencial - Matriz Curricular de 1990.
-
Curso de Graduação em Engenharia Civil do Campus do Bacanga 62
No atual mundo globalizado, a engenharia civil cada vez mais tem buscado garantir serviços de qualidade para a sociedade, com tecnologias cada vez mais avançadas. Surge daí a necessidade de inserção de profissionais cada vez mais preparados no mercado de trabalho. Buscando garantir a vantagem competitiva tão almejada, a UFMA vem oferecendo oportunidades com foco na qualidade e conhecimento técnico aos futuros profissionais da área, através do desafio de implantação do curso em dois ciclos, o primeiro referente ao Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e o segundo, profissionalizante, garantindo ao discentes a graduação como Bacharel em Engenharia Civil, num prazo mínimo de cinco anos.
-
TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga [62]
Linhas de Pesquisa dos Trabalhos publicizados aqui: Estruturas de Concreto, Estruturas de Madeira e Estruturas Metálicas;Gestão da Construção Civil;Materiais e Componentes de Construção Civil;Mecânica dos Solos e Fundações;Patologia e Terapia das Construções Civis;Planejamento, Organização e Operação do Sistema de Transportes;Processos Construtivos e Manutenção das Construções.
-
-
Curso de Graduação em Engenharia da Computação do Campus do Bacanga 35
O curso de Engenharia da Computação foi criado como parte de um conjunto de ações do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais – REUNI na UFMA, visando, principalmente, fomentar a formação de engenheiros no estado do Maranhão.
-
TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga [35]
O Engenheiro de Computação está apto a especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais; integrar os recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento no contexto informacional, computacional e de automação de organizações em geral.
-
-
Curso de Graduação em Engenharia Mecânica do Campus do Bacanga 38
O curso de Engenharia Mecânica da UFMA, que é associado ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT), teve início no semestre de 2016.1. O curso é realizado em 2 anos de forma subsequente para o aluno que já cursou o BCT (de 3 anos). Durante esse período os alunos tem a formação do núcleo específico da Engenharia Mecânica, de forma mais objetiva nas grandes áreas de Projetos Mecânicos, Materiais e Processos de Fabricação e Térmica e Fluidos, além de algumas disciplinas de Gestão e Administração da Produção.
-
TCCs de Graduação em Engenharia Mecânica do Campus Bacanga [38]
Esta coleção abriga os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Engenharia Mecânica da UFMA.
-
-
Curso de Graduação em Letras Português-Espanhol/CCH 3
Modalidade: Presencial Grau: Licenciatura Ato de criação: Resolução nº 32.606 de 23/04/1953
-
TCCs de Letras Português-Espanhol/CCH [3]
Modalidade Presencial
-
-
Curso de Graduação em Matemática 10
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA mantém dois cursos : Bacharelado em Matemática e Licenciatura Plena em Matemática.
-
TCCs de Bacharelado em Matemática [10]
Contém todos os Trabalhos produzidos no âmbito do Curso de Bacharelado em Matemática -
TCCs de Licenciatura Plena em Matemática [0]
Contém os TCCs produzidos no âmbito da Licenciatura.
-
-
Curso de Graduação em Medicina do Campus do Bacanga 230
O Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão Campus São Luís foi criado em 28 de fevereiro de 1957 com a fundação da Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão. A solenidade contou com a presença do Primeiro Diretor João Bacelar Portela e do Arcebispo Metropolitano Dom José de Medeiros Delgado, Presidente da SOMACS (Sociedade Maranhense de Cultura Superior), entidade mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão. O evento contou com a presença do Exmo. Governador do Estado, na época, Eurico Bartolomeu Ribeiro e do Exmo. Prefeito Municipal, Dr. José Ribamar Burnett da Silva.
-
Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros 37
OBJETIVO: Formar profissionais para a docência nos anos finais do ensino fundamental na área das Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), no ensino médio na área de História e para atuação nas secretarias municipais e estaduais de educação para a implementação da Lei nº 10.639/2003.
-
TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros [37]
CARGA HORÁRIA PREVISTA: A. Carga horária dos componentes curriculares: 2.235 horas B. Carga horária de estágio obrigatório: 400 horas C. Carga horária da Prática de Ensino como Componente Curricular (PECC): 405 horas D. Carga horária das atividades complementares: 200 horas E. Carga horária do Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas F. Carga horária total: 3.300.
-
-
Hospital Universitário 5
-
TCCs de Especialização em Engenharia Cliníca [5]
o curso tem como objetivo capacitar especialistas para intervir nos processos de planejamento, gerenciamento, manutenção, aquisição e de desativação de equipamentos médico-hospitalares.
-
-
-
DIRETORIA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (DTED) 140
A Diretoria de Tecnologias na Educação é o órgão auxiliar, com status de superintendência, responsável por promover institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e ações relacionadas ao ensino a distância, assim como o aperfeiçoamento pedagógico por meio de tecnologias da informação e comunicação.
-
Curso de Graduação em Letras a Distância 2
Coleção dos Trabalhos produzidos no Curso de Graduação em Letras/ Português, na modalidade EAD.
-
TCCs do Curso de Graduação em Letras/ Português (EAD) [2]
Coleção dos Trabalhos produzidos no Curso de Graduação em Letras/ Português, na modalidade EAD.
-
-
Cursos de Especialização a Distância 87
O NEAD oferece vários Cursos de Especialização, entre eles Especialização em Gestão em Saúde, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e outros. Nesta Sub-comunidade encontram-se disponibilizadas algumas destes trabalhos.
-
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica [69]
O Curso objetiva formar, em nível de especialização, coordenadores pedagógico que atuam em instituições públicas de educação básica no Estado do Maranhão, visando à ampliação de sua capacidade de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem. 1.2 O Curso será desenvolvido na modalidade Educação a Distância, utilizando-se da mídia Internet, mas, também, incluirá momentos presenciais nos Polos Tecnológicos. -
Especialização a Distância em Saúde Mental [18]
O crescente consumo de drogas e suas terríveis consequências tornaram-se um dos problemas mais graves da nossa civilização contemporânea. No Brasil, pesquisas apontam que o consumo abusivo de álcool e drogas demonstra tendência de crescimento. Neste cenário, destaca-se a tendência de reversão do modelo hospitalar para uma ampliação significativa da rede extra-hospitalar de base comunitária e o entendimento das questões de álcool e outras drogas como problema de saúde.
-