Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | NINA, Valderlino Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-01T14:24:35Z | - |
dc.date.available | 2025-10-01T14:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10000 | - |
dc.description | ABSTRACT This work aims to address the teaching of mathematics focused on the Pythagorean theorem, aiming to demonstrate the applications of the theorem and making the educator aware of some of its properties for an intervention in the classroom with practicality and objectivism for its practice. It seeks interaction, knowledge, didactics, contextualization and practice of the student in their academic reality in the application of the Pythagorean theorem, firstly showing the history of Pythagoras with his biography and his contributions in the Pythagorean school, where an epistemological study is necessary, for a better understanding of the topic to be addressed. In practice, the applications of the Pythagorean theorem were approached in order to provide more empirical understanding, mixing theory with practice to provide students with the absorption of content with meaning for their lives, making learning enjoyable and not boring. Activities were applied in the classroom in order to develop the properties of the Pythagorean theorem in practical and playful questions. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho visa abordar o ensino da matemática voltado para o teorema de Pítágoras objetivando demonstrar as aplicações do teorema e fazendo com que o educador conheça algumas de suas propriedades para uma intervenção em sala de aula com praticidade e objetivismo para sua prática.Busca uma interação, conhecimento, didática, contextualização e prática do discente na sua realidade acadêmica na aplicação do teorema de Pitágoras primeiramente mostrando a história de Pitágoras com sua biografia e suas contribuíções na escola Pitagórica, onde se faz necessário um estudo epistomológico, para uma melhor compreenssão do tema a ser abordado. Na prática, as aplicações do teorema de Pitágoras foram abordadas de forma a dar mais compreenssão empírica, mesclar a teoria com prática para proporcionar ao discente a absorção do conteúdo com sentido para sua vida, tornando o aprendizado prazeroso e não algo maçante. Foram aplicados atividades em sala de forma a desenvolver as propriedades do teorema de Pitágoras em questões práticas e lúdicas. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Pitágoras; | pt_BR |
dc.subject | história; | pt_BR |
dc.subject | compreenssão; | pt_BR |
dc.subject | aplicações. | pt_BR |
dc.subject | Pythagoras; | pt_BR |
dc.subject | history; | pt_BR |
dc.subject | understanding; | pt_BR |
dc.subject | applications. | pt_BR |
dc.title | O teorema de Pitágoras e suas aplicações | pt_BR |
dc.title.alternative | The Pythagorean theorem and its applications | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALDERLINO_NINA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.