Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10002
Título: | Transposição didática e inteligência artificial: explorando o uso do Chatgpt no ensino de matemática |
Título(s) alternativo(s): | Didactic transposition and artificial intelligence: exploring the use of Chatgpt in mathematics teaching |
Autor(es): | ARAUJO, Gustavo Pinheiro |
Palavras-chave: | tecnologia; didática francesa; percurso de ensino e pesquisa; chatgpt; sistema de equações lineares. technology; french didactics; teaching and research path; chatgpt; system of linear equations. |
Data do documento: | 28-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo Nos últimos anos, o cenário educacional tem passado por transformações devido a avanços teóricos e tecnológicos. A Teoria da Transposição Didática (TTD) de Yves Chevallard é central para compreender como o conhecimento acadêmico é transposto para o contexto escolar. Paralelamente, a inteligência artificial (IA), especialmente o ChatGPT, tem revolucionado o ensino ao fornecer suporte automatizado na resolução de problemas e geração de texto. Integrar o ChatGPT no processo educativo da matemática oferece novas oportunidades para uma abordagem mais interativa e personalizada, mas também exige uma análise crítica das respostas geradas para garantir sua adequação e utilidade. Este estudo investiga como a combinação da TTD com ferramentas de IA pode aprimorar a aprendizagem e promover a autonomia e o pensamento crítico dos alunos por meio da análise de soluções elaboradas com o uso do ChatGPT. |
Descrição: | Abstract In recent years, the educational landscape has been transformed by theoretical and technological advancements. Yves Chevallard’s Theory of Didactic Transposition (TTD) is central to understanding how academic knowledge is adapted for teaching. Meanwhile, artificial intelligence (AI), particularly ChatGPT, has revolutionized education by providing automated support in problem-solving and text generation. Integrating ChatGPT into math education offers new opportunities for a more interactive and personalized approach but also requires critical analysis of the generated responses to ensure their suitability and utility. This study explores how combining TTD with AI tools can enhance learning and foster student autonomy and critical thinking through the analysis of solutions obtained using ChatGPT. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10002 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gustavo_Araujo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.