Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10006
Título: Geometria euclidiana e não euclidiana: uma análise comparativa de fundamentos e aplicações
Título(s) alternativo(s): Euclidean and non-Euclidean geometry: a comparative analysis of fundamentals and applications
Autor(es): PEREIRA, Lana Rayana da Silva Gomes
Palavras-chave: geometria euclidiana;
geometria não euclidiana;
geometria hiperbólica;
geometria elíptica.
euclidean geometry;
non-euclidean geometry;
hyperbolic geometry;
elliptical geometry.
Data do documento: 27-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A Geometria, seja Euclidiana ou Não Euclidiana, é essencial na Matemática e na educação. A Geometria Euclidiana, baseada nos postulados de Euclides, tem sido o modelo predominante. No entanto, a necessidade de representar espaços complexos levou ao desenvolvimento das Geometrias Não Euclidianas, como a Hiperbólica e a Elíptica, ampliando a compreensão espacial. Este estudo visa explorar e comparar os princípios da Geometria Euclidiana e Não Euclidiana, analisando diferenças conceituais e aplicações. Justifica-se pela necessidade de diversificar o ensino da Matemática, oferecendo aos alunos uma visão mais ampla. Embora a Geometria Euclidiana domine os currículos, a introdução das Geometrias Não Euclidianas pode enriquecer a aprendizagem, estimulando raciocínio dedutivo e criatividade. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica, aplicação de atividade em campo, análise de textos teóricos e históricos. Espera-se contribuir para a educação ao integrar conceitos Euclidianos e Não Euclidianos, promovendo um ensino mais contextualizado e enriquecedor na Educação Básica e Superior.
Descrição: ABSTRACT Geometry, whether Euclidean or Non-Euclidean, is essential in Mathematics and education. Euclidean Geometry, based on Euclid's postulates, has been the predominant model. However, the need to represent complex spaces led to the development of Non-Euclidean Geometries, such as Hyperbolic and Elliptical, expanding spatial understanding. This study aims to explore and compare the principles of Euclidean and Non-Euclidean Geometry, analyzing conceptual differences and applications. The objectives include examining Euclid's postulates, discussing the foundations of Hyperbolic and Elliptic Geometry, comparing axiomatic systems and investigating their applicability in teaching. It is justified by the need to diversify Mathematics teaching, offering students a broader vision. Although Euclidean Geometry dominates curricula, the introduction of Non- Euclidean Geometries can enrich learning, stimulating deductive reasoning and creativity. The methodology is based on bibliographical review, application of field activity, analysis of theoretical and historical texts. It is expected to contribute to education by integrating Euclidean and Non-Euclidean concepts, promoting more contextualized and enriching teaching in Basic and Higher Education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10006
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LANA_PEREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.