Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10007
Título: Experiências com o PIBID: reflexões sobre a docência em matemática
Título(s) alternativo(s): Experiences with PIBID: reflections on teaching mathematics
Autor(es): NASCIMENTO FILHO, Edson Domingos
Palavras-chave: PIBID;
BNCC;
metodologias ativas;
covid-19;
ensino remoto.
PIBID;
BNCC;
active methodologies;
covid-19;
remote teaching.
Data do documento: 12-Nov-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O objetivo deste trabalho é demonstrar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorreu durante a crise sanitária provocada pelaCovid- 19, entre novembro de 2020 e abril de 2022, no Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão. Ele também destaca como o programa contribui para o aprimoramento dos professores e sua correlação com a Base Nacional Curricular Comum. A análise inicial aborda o PIBID e sua evolução ao longo do tempo. Posteriormente, são explorados os pontos-chaves do documento daBNCC e como suas diretrizes podem ser implementadas por meio de metodologias ativas. A relevância dessas abordagens pedagógicas, sua origem, vantagens e desafios de aplicação em sala de aula foi demonstrado. A metodologia utilizada neste trabalho, foi constituída de uma pesquisa bibliográfica e documental, somadaa uma pesquisa de campo. Como resultado, ficou evidente o papel positivo do programa na formação dos professores e o impacto das metodologias ativas no ambiente escolar. É válido ressaltar que a principal dificuldade encontrada na realização deste TCC foi sem dúvida a situação ocasionada pela pandemia, com o ensino remoto, e depois a fase de retomada das aulas presenciais em contextos distintos, aos quais, toda equipe do PIBID teve que se adaptar.
Descrição: ABSTRACT The objective of this work is to demonstrate how the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) occurred during the health crisis caused by Covid-19, between November 2020 and April 2022, at the University College (Colun) of the Federal University of Maranhão. It also highlights how the program contributes to teachers’ improvement and its correlation with the Common National Curriculum Base. The initial analysis addresses PIBID and its evolution over time. Subsequently, we explore the key points of the BNCC document and how its guidelines can be implemented through active methodologies. We also demonstrate the relevance of these pedagogical approaches, their origin, advantages and challenges of application in the classroom. The methodology used in this work consisted of bibliographic and documentary research, added to field research. As a result, the positive role of the program on teacher training and the impact of active methodologies in the school environment became evident. It is worth highlighting that the main difficulty encountered in carrying out this final paper was undoubtedly the situation caused by the pandemic, with remote teaching, and then the resumption of face-to-face classes in different contexts, to which the entire PIBID team had to adapt.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10007
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON_FILHO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso874,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.