Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10008
Título: | A etnomatemática como metodologia de ensino de matemática para a educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Ethnomathematics as a methodology for teaching mathematics in basic education |
Autor(es): | COSTA, Ana Karolinne Silva |
Palavras-chave: | etnomatemática; ensino de matemática; metodologia de ensino; educação básica ethnomathematics; mathematics education; teaching methodology; basic education. |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este estudo abordou a Etnomatemática como uma metodologia de ensino essencial para alunos da Educação Básica. A pesquisa, de natureza descritiva e qualitativa, concentrou-se em examinar os benefícios dessa abordagem, considerando as experiências culturais e cotidianas dos alunos na aprendizagem da Matemática. O trabalho destacou como a Matemática, historicamente enraizada nas necessidades humanas e culturais, é frequentemente ensinada de maneira monolítica e descontextualizada nas escolas, contrastando com sua origem prática e contextual. A Etnomatemática surge como uma solução para este desafio, propondo um ensino de Matemática mais conectado às realidades e contextos culturais dos alunos. O trabalho discutiu a história e a relevância atual da Etnomatemática, além de enfatizar a necessidade de metodologias de ensino inovadoras, como a resolução de problemas e a modelagem matemática, que favoreçam a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Inclui-se também uma análise de experiências práticas relatadas no XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, demonstrando a aplicabilidade e a eficácia da Etnomatemática no contexto educacional. O estudo enfatizou a importância dessa abordagem para tornar o ensino de Matemática mais relevante, significativo e engajador. |
Descrição: | ABSTRACT This study approached Ethnomathematics as an essential for Basic Education students. A descriptive and qualitative research focused on examining the benefits of this approach, considering students' cultural and everyday experiences in learning Mathematics. Work highlighted as Mathematics, historically rooted in human and cultural needs, is often taught in a monolithic and decontextualized way in schools, contrasting with its practical and contextual origin. Ethnomathematics emerges as a solution to this challenge, proposing Mathematics teaching that is more connected to students' realities and cultural contexts. The work discussed the history and current relevance of Ethnomathematics, in addition to emphasizing the need for innovative teaching methodologies, such as problem solving and mathematical modeling, which favor creativity, critical thinking and student autonomy. An analysis of practical experiences related to the XIV National Meeting of Mathematics Education is also included, demonstrating the applicability and effectiveness of Ethnomathematics in the educational context. The study emphasized the importance of this approach to making Mathematics teaching more relevant, meaningful and engaging. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10008 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA_COSTA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 230,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.