Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRad, Hugo Nepomuceno Marinho Cury-
dc.date.accessioned2017-04-11T16:43:33Z-
dc.date.available2017-04-11T16:43:33Z-
dc.date.issued2015-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1000-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Graduação em Administração de Empresas da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do título de bacharel em Administração. Orientador: Prof. Me. Hélio Trindade de Matospt_BR
dc.description.abstractCompreender como e porque o consumidor decide comprar um produto é buscar entender as necessidades dos clientes. Assim, o uso adequado de estratégias de marketing podem ser mais efetivas e gerar resultados positivos para ambos, além de garantir a criação de vantagem competitiva para as organizações. O objetivo desse trabalho é analisar a influência das estratégias de marketing utilizadas por um supermercado para estimular as compras não planejadas nos consumidores. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa através do estudo de caso em um supermercado na cidade de Imperatriz, estado do Maranhão. Para a fundamentação teórica foi realizada também uma pesquisa bibliográfica usada para identificar e comparar as estratégias de marketing para geração de compras (racionais e principalmente, por impulso). Sendo também realizada uma entrevista com a gestora do supermercado e com alguns clientes. Os principais resultados indicam que os consumidores agem não apenas baseado na racionalidade, mas diversos fatores psicológicos influenciam na tomada de decisão: sua familiaridade com a marca do produto que está comprando, o conforto de estar ouvindo uma música ambiente agradável, a iluminação do local, e também a escolha racional baseada no preço. Diante da complexidade do tema apresentado, a realização desse trabalho visa contribuir para a efetivação dessas estratégias para os profissionais de administração, em especial, os profissionais da área de marketing.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstratégias de marketingpt_BR
dc.subjectSupermercadopt_BR
dc.subjectCompras por impulsopt_BR
dc.subjectMarketing Estrategiespt_BR
dc.subjectSupermarketpt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectImpulse shoppingpt_BR
dc.titleAS ESTRATÉGIAS DOS SUPERMERCADOS PARA COMPRAS NÃO PLANEJADAS: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HugoNepomuceno.pdf263,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.