Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10010
Título: O origami no aprendizado dos entes geométricos: uma experiência no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Origami in the learning of geometric entities: an experience in Elementary School
Autor(es): SANTANA, Daniella Pereira Doudement
Palavras-chave: origami;
material concreto;
entes geométricos;
sequência didática.
origami;
concrete material;
geometric entities;
didactic sequence.
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho objetivou avaliar as contribuições do origami no processo de aprendizagem de Entes Geométricos. Para tanto, uma revisão bibliográfica foi realizada a fim de fornecer a fundamentação teórica necessária. Adicionalmente, adotou-se uma abordagem metodológica de cunho quali-quantitativo. A pesquisa foi conduzida em uma escola pública situada em São Luís – Maranhão, envolvendo 29 estudantes de uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu por meio de observação e aplicação de uma tarefa. Os estudantes foram submetidos a uma sequência didática composta por quatro etapas. A primeira etapa consistiu em uma breve explicação sobre o origami e apresentação das dobraduras presentes. A segunda etapa compreendeu a demonstração de uma dobradura, evidenciando os conceitos geométricos existentes durante o processo de construção dessa dobradura. A terceira etapa consistiu em uma atividade prática com origami e, por fim, na quarta etapa, uma tarefa foi aplicada com o intuito de avaliar o impacto da atividade prática no aprendizado dos estudantes. Da análise dos dados, destacou-se a retenção do conteúdo apresentado durante a segunda etapa da sequência didática. Observou-se também um significativo envolvimento e interesse dos estudantes na atividade prática. Dos resultados, evidenciaram-se os benefícios do origami como material concreto para o aprendizado de Entes Geométricos. Portanto, os resultados sugerem que a integração do origami como material concreto para o ensino de conceitos geométricos básicos proporciona uma abordagem prática, lúdica e eficaz.
Descrição: ABSTRACT This study aimed to evaluate the contributions of origami in the learning process of Geometric Entities. To achieve this, a literature review was conducted to provide the necessary theoretical foundation. Additionally, a qualitative-quantitative methodological approach was adopted. The research was carried out in a public school located in São Luís – Maranhão, involving 29 students from the 6th grade of Elementary School. Data collection was carried out through observation and an assignment. The students went through a didactic sequence consisting of four stages. The first stage consisted of a brief explanation about origami and a presentation of the folds available at that moment. The second stage included a demonstration of a folding, highlighting the underlying geometric concepts involved in the construction of this fold. The third stage involved a practical activity with origami, and finally, in the fourth stage, an assignment was applied with the aim of evaluating the impact of the practical activity on students’ learning. From the data analysis, the retention of the content presented during the second stage of the didactic sequence stood out. There was also a significant involvement and interest from the students in the practical activity. The results highlighted the benefits of origami as a concrete material for learning Geometric Entities. Therefore, the findings suggest that integrating origami as a concrete material for teaching fundamental elements of Plane Geometry provides a practical, playful, and effective approach.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10010
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