Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCRUZ, Francisca Alice Florêncio da-
dc.date.accessioned2025-10-01T15:31:22Z-
dc.date.available2025-10-01T15:31:22Z-
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10011-
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho apresenta um relato de experiência do estágio supervisionado obrigatório realizado no curso de Licenciatura em Ciências Humanas com habilitação em Sociologia, pela Universidade Federal do Maranhão. O estágio ocorreu entre abril e junho de 2024, no Centro de Educação de Jovens e Adultos II, em Imperatriz – MA, nas disciplinas de Sociologia e Filosofia. O objetivo é refletir sobre a importância do estágio na formação docente, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia adotada consistiu em observações, intervenções pedagógicas e registros reflexivos, com base em uma abordagem qualitativa. Como resultado, foi possível perceber a relevância do estágio como espaço de articulação entre teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas, da criticidade e do compromisso com a educação. Conclui-se que a vivência no ambiente escolar foi fundamental para fortalecer a identidade docente e preparar o licenciando para os desafios da prática educativa.__ABSTRACT: This paper presents an experiential report of the mandatory supervised internship carried out as part of the Bachelor's Degree in Human Sciences with a specialization in Sociology at the Federal University of Maranhão. The internship took place between April and June 2024 at the Youth and Adult Education Center II (Centro de Educação de Jovens e Adultos II), located in Imperatriz – MA, within the disciplines of Sociology and Philosophy. The aim is to reflect on the importance of the internship in teacher education, particularly within the context of Youth and Adult Education (EJA). The methodology adopted involved observations, pedagogical interventions, and reflective journaling, based on a qualitative approach. As a result, the internship was found to be a significant space for the articulation between theory and practice, contributing to the development of pedagogical skills, critical thinking, and a commitment to education. It is concluded that the school-based experience was essential for strengthening the teaching identity and preparing the undergraduate student for the challenges of educational practice.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEstágio em EJA;pt_BR
dc.subjectreflexão crítica;pt_BR
dc.subjectensino de Sociologia;pt_BR
dc.subjectensino de Filosofia;pt_BR
dc.subjectformação inicial docente;pt_BR
dc.subjectInternship in youth and adult education;pt_BR
dc.subjectcritical reflection;pt_BR
dc.subjectsociology teaching;pt_BR
dc.subjectphilosophy teaching;pt_BR
dc.subjectinitial teacher education.pt_BR
dc.titleRelato de experiência dos estágios em Sociologia e Filosofia na EJA: contribuições para a construção do Conhecimento.pt_BR
dc.title.alternativeExperience report of internships in Sociology and Philosophy in EJA: contributions to the construction of Knowledge.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca_Alice_Florencio_da_Cruz.pdfTrabalho de Conclusão de Curso419,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.