Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10014
Título: A política de educação de jovens e adultos no município de Imperatriz/MA
Título(s) alternativo(s): The education policy for young people and adults in the municipality of Imperatriz/MA
Autor(es): SERAFIM, Tiago Silva Oliveira
Palavras-chave: Educação de Jovem Adulto (EJA),
trabalho;
desigualdade;
Young Adult Education (EJA);
work;
inequality.
Data do documento: 18-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: O Ensino Jovem Adulto (EJA) no Brasil é um componente fundamental da educação inclusiva, mas enfrenta uma série de desafios estruturais e sociais que comprometem seu desenvolvimento e a permanência dos estudantes. Em muitas localidades, especialmente nas periferias, as dificuldades relacionadas ao mercado de trabalho, à sobrecarga de responsabilidades familiares e à falta de apoio institucional tornam o processo educativo ainda mais desafiador. Este artigo investiga as relações entre a educação da EJA e o mundo do trabalho na cidade de Imperatriz, Maranhão, um município caracterizado por suas desigualdades sociais e econômicas. A partir dessa perspectiva, busca-se analisar, de maneira crítica, os avanços, desafios e perspectivas da política da EJA, a partir da materialidade dessa modalidade educacional na Escola Municipal Maria Evangelista, localizada no município de Imperatriz/MA. Além disso, explora-se a relação educação x trabalho, assim como, a importância de humanizar o processo educacional, proporcionando um espaço de acolhimento e transformação que considere as especificidades do contexto local e as realidades de quem vive na periferia urbana.___Abstract: Young Adult Education (EJA) in Brazil is a fundamental component of inclusive education, but it faces a series of structural and social challenges that compromise its development and student retention. In many locations, especially on the outskirts, difficulties related to the job market, the overload of family responsibilities and the lack of institutional support make the educational process even more challenging. This article investigates the relationships between EJA education and the world of work in the city of Imperatriz, Maranhão, a municipality characterized by its social and economic inequalities. From this perspective, we seek to critically analyze the advances, challenges and perspectives of the EJA policy, based on the materiality of this educational modality at Escola Municipal Maria Evangelista, located in the municipality of Imperatriz/MA. Furthermore, the relationship between education and work is explored, as well as the importance of humanizing the educational process, providing a space for welcome and transformation that takes into account the specificities of the local context and the realities of those living in the urban periphery.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10014
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

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