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http://hdl.handle.net/123456789/10017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SALES, Mila da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-02T19:14:12Z | - |
dc.date.available | 2025-10-02T19:14:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10017 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo aborda a Educação Inclusiva no estado do Maranhão, com foco em uma escola localizada na zona rural. O objetivo é investigar como se desenvolvem os processos de Educação Inclusiva na Escola Municipal da zona rural do interior do Maranhão. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, estruturada em duas etapas, na primeira, realizou-se um levantamento bibliográfico, por meio do qual foram explorados os aspectos teóricos relacionados à questão, de estudos já realizados sobre o tema. Essa revisão teórica acompanhou toda a construção do trabalho, com o objetivo de aprofundar a compreensão da realidade investigada. Diante disso, as referências bibliográficas centrais do estudo foram: Ainscow (2009); Mantoan (2003; 2015), Plaisance (2015), Sanches (2005). A segunda etapa do estudo consistiu na realização de uma pesquisa de campo na Escola Municipal, situada na zona rural do interior do Maranhão, onde foram realizadas entrevistas com quatro professores, o gestor escolar e os alunos. Os dados obtidos por meio da pesquisa de campo indicam que o ambiente escolar da rede regular de ensino municipal enfrenta problemas como: a visão limitada dos docentes sobre a educação inclusiva, que vai além da simples integração de alunos com deficiência em salas regulares, a ausência de programa ou práticas voltadas à inclusão, a falta de formação continuada e a ausência de uma educação antirracista. Além disso, há uma carência de discussões bem claras e bem trabalhadas em sala de aula para a conscientização dos alunos. Portanto, é fundamental transformar o ambiente escolar em um espaço que promova e respeite a diversidade, garantindo que todos tenham acesso a uma educação justa, inclusiva e transformadora. Essa mudança não deve se restringir apenas ao ambiente escolar, mas precisa se estender a toda à sociedade.__ABSTRACT: This study addresses Inclusive Education in the state of Maranhão, focusing on a school located in a rural area. The objective is to investigate how Inclusive Education processes develop in Municipal Schools in rural areas of the interior of Maranhão. The research adopted a qualitative approach, structured in two stages. The first stage involved a bibliographical survey, exploring theoretical aspects related to the issue, based on previous studies on the topic. This theoretical review accompanied the entire development of the work, aiming to deepen the understanding of the reality investigated. Therefore, the central bibliographical references for the study were: Ainscow (2009); Mantoan (2003; 2015); Plaisance (2015); and Sanches (2005). The second stage of the study consisted of field research at the Municipal School, located in a rural area of the interior of Maranhão, where interviews were conducted with four teachers, the school administrator, and students. The data obtained through the field research indicate that the school environment in the regular municipal school system faces problems such as: teachers' limited vision of inclusive education, which goes beyond simply integrating students with disabilities into regular classrooms; the absence of programs or practices focused on inclusion; the lack of ongoing training; and the absence of anti-racist education. Furthermore, there is a lack of clear and well-structured classroom discussions to raise student awareness. Therefore, it is essential to transform the school environment into one that promotes and respects diversity, ensuring that everyone has access to a fair, inclusive, and transformative education. This change should not be limited to the school environment alone, but must extend to society as a whole. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Eeducação inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | Maranhão; | pt_BR |
dc.subject | zona rural; | pt_BR |
dc.subject | diversidade; | pt_BR |
dc.subject | inclusão; | pt_BR |
dc.subject | inclusive Education; | pt_BR |
dc.subject | Maranhão; | pt_BR |
dc.subject | rural area; | pt_BR |
dc.subject | diversity; | pt_BR |
dc.subject | Inclusion. | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva em uma Escola Municipal da zona rural do Maranhão | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive education in a municipal school in rural Maranhão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mila_da_Costa_Sales.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 843,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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