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Título: “Eita, criança! nós estamos tão cansadas que estamos empurrando com a barriga”: precarização do trabalho, sobrecarga feminina e o cansaço como desmotivador do fazer pedagógico na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): "Wow, kid! We're so tired we're just pushing things along": precarious work, female overload, and fatigue as a demotivating factor for pedagogical work in Early Childhood Education
Autor(es): FROZ, Kiuzany Bianca Silva
Palavras-chave: precarização do trabalho;
educação infantil;
sobrecarga feminina;
cansaço docente.
work precariousness;
early childhood education;
female overload;
teacher fatigue.
Data do documento: 23-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho aborda a precarização do trabalho docente na Educação Infantil, com ênfase na sobrecarga enfrentada pelas mulheres e no cansaço como fator desmotivador do fazer pedagógico. O objetivo foi analisar as percepções de professoras da Educação Infantil sobre o cansaço, a sobrecarga e as estratégias que utilizam para conduzir as demandas do trabalho em uma escola localizada em Pinheiro-MA. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com revisão bibliográfica e aplicação de questionários a profissionais da área. Os resultados indicam que a sobrecarga é inerente à função das professoras e frequentemente naturalizada como parte da rotina. Também evidenciam uma gestão pouco atenta às necessidades das docentes, que, ao mesmo tempo, exerce controle rigoroso no cumprimento das suas metas. Durante a coleta de dados, foram identificadas dificuldades, especialmente relacionadas às respostas dos questionários, que nem sempre refletiam a realidade vivida pelas professoras, revelando uma discrepância entre a percepção formal e as experiências cotidianas, principalmente no que diz respeito ao cansaço físico e mental.
Descrição: ABSTRACT This study addresses the precariousness of teaching work in Early Childhood Education, emphasizing the overload experienced by women and fatigue as a demotivating factor in pedagogical practice. The objective was to analyze the perceptions of Early Childhood Education teachers regarding fatigue, overload, and the strategies they use to manage work demands at a school located in Pinheiro-MA, Brazil. A qualitative research approach was employed, with a descriptive and exploratory nature, including a literature review and questionnaires applied to professionals in the field. The results indicate that overload is inherent to the teachers’ role and is often normalized as part of their routine. The study also reveals a management approach that is inattentive to the needs of the teachers while simultaneously exercising strict control over meeting established goals. During data collection, challenges were identified, particularly related to questionnaire responses, which did not always reflect the teachers’ lived realities, revealing a gap between formal perceptions and daily experiences, especially concerning physical and mental fatigue.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10023
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

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