Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10024
Título: | O conteúdo futebol/futsal nas aulas de educação física no ensino fundamental nos anos finais: uma análise a partir da coeducação em uma escola pública de Pinheiro/MA |
Título(s) alternativo(s): | The content of soccer/futsal in physical education classes in elementary school in the final years: an analysis based on coeducation in a public school in Pinheiro/MA |
Autor(es): | GARCIA, Laena Gomes |
Palavras-chave: | ensino do futebol; coeducação; ensino fundamental; educação física football teaching; coeducation; elementary school; physical education. |
Data do documento: | 23-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O futebol faz parte das nossas vidas desde que somos crianças, presente em todas as nossas vivências. No entanto, por essa prática ser constantemente associada ao mundo masculino, há discriminação quando praticadas por mulheres. Nesse contexto, a coeducação surge como uma proposta pedagógica que visa superar práticas segregadoras e promover uma Educação Física mais democrática. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar como a coeducação no ensino do futebol/futsal vem sendo conduzida nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Pinheiro/Ma. A pesquisa foi organizada nas seguintes etapas: 1) Revisão de literatura; 2) Pesquisa de campo - observações das aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, rotina dos/as estudantes e professores/as na escola, anotações em caderno de campo e aplicação dos questionários semiestruturados e 3) Análises dos dados coletados. Na etapa de pesquisa de campo, com a observação das aulas e aplicação de questionários, aconteceu entre os meses de agosto e novembro de 2024, em uma escola da rede pública municipal de ensino de Pinheiro/MA. Participaram da pesquisa 45 estudantes do 9o ano das turmas B e C. Os questionários abordaram questões sobre a identificação dos/as estudantes, a frequência e os tipos das práticas esportivas, a percepção da metodologia de ensino do futebol/futsal e as experiências quanto à participação de meninas nesse conteúdo. As análises dos dados revelam que o futebol/futsal é o conteúdo mais frequente nas aulas de Educação Física na escola investigada. Contudo, a pesquisa identificou desafios significativos relacionados à inclusão de todos/as os/as alunos/as. As respostas dos/as estudantes demonstram que, embora grande parte deles/as reconheçam a importância da igualdade de participação esportiva, o ensino do futebol/futsal nas aulas de Educação Física ainda é marcado por desigualdades de gênero, reforçando estereótipos e limitando a participação feminina, principalmente quando se centraliza o quesito habilidade. Portanto, cabe ao professor/a estar atento/a e consciente às suas práticas para evitar qualquer tipo de exclusão. |
Descrição: | ABSTRACT Football has been present in our lives since childhood, embedded in all our experiences. However, because this practice is constantly associated with the masculine world, discrimination arises when it is performed by women. In this context, coeducation emerges as a pedagogical proposal aimed at overcoming segregating practices and promoting a more democratic physical education. Given this, the present study aims to analyze how coeducation in the teaching of football/futsal has been conducted in Physical Education classes during the final years of Elementary School in a public school in the municipality of Pinheiro/MA. The research was organized into the following stages: (1) Literature review; (2) Field research – including observations of Physical Education classes in the final years of elementary school, daily routines of students and teachers in the school, field notes, and the application of semi- structured questionnaires; and (3) Analysis of the collected data. The field research stage, including classroom observation and the application of questionnaires, was conducted between August and November 2024, in a municipal public school in Pinheiro/MA. Forty-five 9th-grade students from classes B and C participated in the research. The questionnaires addressed issues related to student identification, frequency and types of sports practices, perceptions of football/futsal teaching methodologies, and experiences regarding girls’ participation in these activities. The data analysis reveals that football/futsal is the most frequent content in Physical Education classes at the investigated school. However, the study identified significant challenges concerning the inclusion of all students. The students’ responses show that, although many of them recognize the importance of equal participation in sports, football/futsal teaching in Physical Education classes is still marked by gender inequalities, reinforcing stereotypes and limiting girls' participation—especially when the concept of skill is emphasized. Therefore, it is up to the teacher to remain attentive and critically aware of their practices to prevent any form of exclusion. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10024 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAENA_GARCIA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.