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http://hdl.handle.net/123456789/10029
Título: | Ética do profissional contador: um estudo da contribuição do código de ética na profissão contábil sob a percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFMA |
Título(s) alternativo(s): | Ethics of the accounting professional: a study of the contribution of the code of ethics to the accounting profession from the perspective of accounting students at UFMA |
Autor(es): | SILVA, Elayne Furtado |
Palavras-chave: | ética; ética profissional; código de ética do profissional contador; percepção discente; UFMA. Etichs; Professional Ethics; Accontant’s Code of Professional Ethics; Student Perception; UFMA. |
Data do documento: | 22-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este estudo teve como objetivo identificar a percepção dos discentes sobre o código de ética na profissão contábil. Considerando que, independente da área de atuação escolhida é fundamental que os discentes conheçam a legislação vigente, as normas contábeis e o Código de Ética Profissional do Contador. Para isso, a pesquisa buscou evidenciar a contribuição do código de ética na formação acadêmica e profissional, demonstrar a importância da disciplina “Ética e Legislação Profissional” no desenvolvimento dos estudantes e verificar a relação entre a ética e o desenvolvimento de competências para o exercício da profissão contábil. A metodologia utilizada classifica-se como aplicada, descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo com discentes do curso de Ciências Contábeis da UFMA, uma amostra não probabilística por conveniência, composta por 32 alunos regularmente matriculados no curso e efetivamente ativos nas atividades acadêmicas, com ingresso entre o semestre 2018.1 até 2024.1, que cursaram a disciplina “Ética e Legislação Profissional”. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico elaborado no Google Formulário, com 20 questões adaptadas na Escala de Likert de quatro pontos, sem opção neutra. A pesquisa bibliográfica abrangeu publicações entre 2002 até 2024, extraídas de sites institucionais, revistas acadêmicas da área contábil e do Google Acadêmico. Os resultados obtidos permitiram atingir os objetivos da pesquisa ao evidenciar a percepção dos discentes quanto à relevância da ética na profissão contábil, apesar da baixa adesão à pesquisa. Por fim, o estudo propõe a ampliação do debate sobre o tema e recomenda a realização de novas investigações. |
Descrição: | ABSTRACT This study aimed to identify students' perceptions of the Code of Ethics in the accounting profession. Considering that, regardless of the chosen field of practice, it is essential for students to be familiar with current legislation, accounting standards, and the Accountant's Code of Professional Ethics. Accordingly, the research sought to highlight the contribution of the Code of Ethics to academic and professional training, demonstrate the importance of the course “Ethics and Professional Legislation” in students' development, and examine the relationship between ethics and the development of skills required for professional practice in accounting. The methodology used is classified as applied, descriptive, and exploratory, with a quantitative approach. A field survey was conducted with students from the Accounting Sciences program at UFMA, using a non-probabilistic convenience sample composed of 32 students regularly enrolled and actively engaged in academic activities, admitted between the 2018.1 and 2024.1 semesters, who had taken the course “Ethics and Professional Legislation.” Data were collected through an electronic questionnaire created using Google Forms, comprising 20 questions adapted to a four-point Likert scale, with no neutral option. The bibliographic research covered publications from 2002 to 2024, retrieved from institutional websites, academic accounting journals, and Google Scholar. The results made it possible to achieve the research objectives by highlighting students' perceptions regarding the relevance of ethics in the accounting profession, despite the low response rate. Finally, the study proposes broadening the debate on the topic and recommends further research.. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10029 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga |
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