Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10031
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RODRIGUES, Gleissa Dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-06T18:14:03Z | - |
dc.date.available | 2025-10-06T18:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10031 | - |
dc.description | ABSTRACT This study aims to investigate the influence of social background on the academic performance of Sociology students at the Federal University of Maranhão (UFMA), São Bernardo-MA campus, focusing on the 2021.2 Human Sciences class. To this end, the methodological procedure adopted was the administration of semi-structured questionnaires to directly capture information about the students' social context. The research involved the participation of 18 students from this class. The central proposal is to analyze how different socioeconomic conditions impacted academic performance throughout the course, considering factors such as access to educational and cultural resources, such as books, the internet, and computers, as well as the influence of student assistance programs and the challenges faced by students who must balance work and study. The choice of this topic is justified by direct experience with the reality investigated, which allows for a more sensitive and in-depth analysis of the challenges faced by students from the state's interior. The work is structured in three chapters: the first addresses the theoretical foundations, highlighting Pierre Bourdieu's concept of cultural capital and the internalization of higher education; the second presents the context of the municipality of São Bernardo and the research group; and the third presents and analyzes the data collected. The results demonstrate that socioeconomic and cultural factors influence academic performance, but family support and institutional public policies are essential to ensure students' retention and success in the program. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho tem como objetivo investigar a influência da origem social no desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de São Bernardo-MA, com foco na turma de Ciências Humanas 2021.2. Para isso, adotou-se como procedimento metodológico a aplicação de questionários semiestruturados, com a finalidade de captar, de forma direta, informações sobre o contexto social dos discentes. A pesquisa contou com a participação de 18 estudantes da referida turma. A proposta central consiste em analisar como as diferentes condições socioeconômicas impactaram o rendimento acadêmico ao longo do curso, considerando fatores como o acesso a recursos educacionais e culturais, a exemplo de livros, internet e computador, além da influência de programas de assistência estudantil e dos desafios enfrentados por alunos que precisam conciliar trabalho e estudo. A escolha do tema justifica-se pela vivência direta com a realidade investigada, o que possibilita uma análise mais sensível e aprofundada dos desafios enfrentados pelos estudantes do interior do estado. O trabalho está estruturado em três capítulos: o primeiro aborda os fundamentos teóricos, com destaque para o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu e a interiorização do ensino superior; o segundo apresenta a contextualização do município de São Bernardo e da turma pesquisada; e o terceiro expõe e analisa os dados coletados. Os resultados demonstram que fatores socioeconômicos e culturais interferem no desempenho acadêmico, mas o apoio familiar e as políticas públicas institucionais são essenciais para garantir a permanência e o êxito dos discentes no curso. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | desempenho acadêmico; | pt_BR |
dc.subject | origem social; | pt_BR |
dc.subject | capital cultural; | pt_BR |
dc.subject | assistência estudantil; | pt_BR |
dc.subject | educação superior. | pt_BR |
dc.subject | academic performance; | pt_BR |
dc.subject | social origin; | pt_BR |
dc.subject | cultural capital; | pt_BR |
dc.subject | student assistance; | pt_BR |
dc.subject | higher education. | pt_BR |
dc.title | A influência da origem social no desempenho acadêmico: uma análise sociológica dos alunos de Sociologia da UFMA de São Bernardo-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The influence of social background on academic performance: a sociological analysis of Sociology students at UFMA in São Bernardo-MA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GLEISSA_RODRIGUES.pdf | 587,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.