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http://hdl.handle.net/123456789/10032
Título: | Educação especial e educação inclusiva no processo de formação de professores. |
Título(s) alternativo(s): | Special education and inclusive education in the teacher training process. |
Autor(es): | SILVA, Laís de Sousa |
Palavras-chave: | educação especial; educação inclusiva; formação de professor. special education; inclusive education; training teacher. |
Data do documento: | 27-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A presente pesquisa surge da experiência acadêmica vivenciada na disciplina optativa de Educação Inclusiva, evidenciando as dificuldades históricas e atuais enfrentadas por pessoas com deficiência no contexto educacional. O trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação docente diante dos desafios impostos pela Educação Especial e pela Educação Inclusiva, problematizando o preparo dos profissionais para atuar em contextos educacionais que exijam práticas pedagógicas inclusivas. O percurso metodológico adotado é de natureza bibliográfica, descritiva e analítica, com base em obras acadêmicas, artigos científicos, dissertações, monografias e documentos oficiais que consolidam os marcos legais e conceituais da área. A investigação busca compreender as aproximações e distanciamentos entre os campos da Educação Especial e da Educação Inclusiva, destacando como a formação docente pode contribuir para a superação de práticas excludentes ainda presentes no cotidiano escolar. A análise contempla três eixos: primeiramente, uma revisão sobre a origem e as características da Educação Especial, marcada por uma atuação segregadora no passado; em seguida, uma abordagem sobre a formação docente na contemporaneidade, que demanda a construção de currículos críticos e condizentes com a diversidade escolar; por fim, a inclusão como princípio basilar da justiça educacional e como responsabilidade da formação inicial e continuada de professores. Os resultados apontam para a urgência de uma formação docente pautada em práticas reflexivas e comprometidas com a transformação social, evidenciando que a consolidação de uma educação verdadeiramente inclusiva depende da superação de barreiras pedagógicas, atitudinais e institucionais. O estudo reafirma a importância de se repensar o papel do professor como agente ativo na promoção de uma escola plural, acolhedora e equitativa, contribuindo para a construção de um sistema educacional que valorize a diferença e assegure o direito à aprendizagem de todos os estudantes. |
Descrição: | ABSTRACT This research stems from the academic experience of the elective course Inclusive Education, highlighting the historical and current difficulties faced by people with disabilities in the educational context. The work aims to reflect on teacher training in light of the challenges posed by Special Education and Inclusive Education, problematizing the preparation of professionals to work in educational contexts that require inclusive pedagogical practices. The methodological approach adopted is bibliographical, descriptive, and analytical in nature, based on academic works, scientific articles, dissertations, monographs, and official documents that consolidate the legal and conceptual frameworks of the field. The investigation seeks to understand the similarities and differences between the fields of Special Education and Inclusive Education, highlighting how teacher training can contribute to overcoming exclusionary practices still present in everyday school life. The analysis encompasses three axes: first, a review of the origins and characteristics of Special Education, marked by a segregating approach in the past; Next, an approach to teacher training in contemporary times, which demands the development of critical curricula consistent with school diversity; finally, inclusion as a fundamental principle of educational justice and as a responsibility of initial and continuing teacher training. The results point to the urgent need for teacher training based on reflective practices and a commitment to social transformation, highlighting that the consolidation of a truly inclusive education depends on overcoming pedagogical, attitudinal, and institutional barriers. The study reaffirms the importance of rethinking the role of the teacher as an active agent in promoting a pluralistic, welcoming, and equitable school, contributing to the construction of an educational system that values difference and ensures the right to learning for all students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10032 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
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