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http://hdl.handle.net/123456789/10039Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | MENDES, Anna Júlia Aires | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-08T12:08:54Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-08T12:08:54Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-07 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10039 | - |
| dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo analisa a imprensa de ensino maranhense entre os séculos XIX e XX, com o objetivo geral de criar um catálogo das publicações periódicas de ensino do estado/da província, entre os anos de 1839 e 1968. Os objetivos específicos foram mapear revistas e jornais de ensino; apresentar os profissionais envolvidos na produção editorial; e cartografar essa imprensa, considerando a distribuição geográfica e o ciclo de vida dos periódicos. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, aplicada e documental, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa bibliográfica forneceu o embasamento teórico necessário à construção do catálogo, contemplando desde as bases epistemológicas da Organização da Informação, com autores como Pando (2019), Brascher e Café (2010), Café e Sales (2010), até as perspectivas conceituais da imprensa de ensino maranhense, com destaque para Castro, Borges e Castellanos (2020) e Castro e Castellanos (2021). A pesquisa documental envolveu uma busca minuciosa por jornais e revistas de ensino maranhense, no período de 1839 a 1968, com base em planilhas produzidas por bolsistas do NEDHEL, além da exploração de acervos físicos e digitais da Biblioteca Pública Benedito Leite e da Biblioteca Nacional. Foram utilizados operadores booleanos, filtros de pesquisa e identificação detalhada dos periódicos disponíveis. A catalogação contemplou elementos como título, formato, anos de publicação, periodicidade, responsabilidades editoriais, imprenta, número de páginas, ilustrações e valor da assinatura. Cada periódico recebeu também um breve resumo temático. Os dados foram organizados em quadros descritivos e analisados para a elaboração do catálogo e da cartografia. Como resultado, foram mapeados 72 periódicos representativos da imprensa de ensino maranhense que integram o catálogo construído. A cartografia revelou a predominância da produção na capital, São Luís, que concentrou 62 dos 72 títulos identificados, com maior número de edições entre 1913 e 1923, totalizando 128 publicações. O interior do estado apresentou um desenvolvimento mais tardio, com o primeiro periódico surgindo apenas em 1903, na cidade de Rosário. Observou-se também maior longevidade das publicações na capital, como a Revista Maranhense (1916-1922), enquanto a média estadual foi de apenas um ano e meio. Conclui-se que a imprensa de ensino no Maranhão exerceu um papel social, cultural e educacional significativo, mesmo diante da ausência de apoio governamental. Muitas dessas publicações foram financiadas por órgãos estudantis e funcionaram como espaços de resistência e expressão da juventude, historicamente silenciada.__ABSTRACT: This study analyzes the educational press of Maranhão between the 19th and 20th centuries, with the general objective of creating a catalog of the state's (or province’s) educational periodicals published between 1839 and 1968. The specific objectives were to map educational magazines and newspapers; present the professionals involved in editorial production; and chart this press, considering the geographical distribution and the life cycle of the periodicals. The methodology is based on bibliographic, applied and documentary research, with a qualitative and quantitative approach. The bibliographic research provided the theoretical foundation for the construction of the catalog, encompassing both the epistemological bases of Information Organization—with authors such as Pando (2019), Brascher and Café (2010), and Café and Sales (2010)— and the conceptual perspectives of the educational press in Maranhão, especially the works of Castro, Borges, and Castellanos (2020), and Castro and Castellanos (2021). The documentary research involved a thorough search for educational newspapers and magazines from Maranhão, covering the period from 1839 to 1968, based on spreadsheets produced by NEDHEL scholarship holders, as well as the exploration of physical and digital collections from the Benedito Leite Public Library and the National Library. Boolean operators, search filters, and detailed identification of the available periodicals were used. The cataloging process included elements such as title, format, years of publication, frequency, editorial responsibilities, printing details, number of pages, illustrations, and subscription price. Each periodical also received a brief thematic summary. The data were organized into descriptive charts and analyzed for the elaboration of the catalog and the cartography. As a result, 72 representative periodicals of the educational press in Maranhão were mapped and included in the catalog. The cartographic analysis revealed a predominance of production in the capital, São Luís, which accounted for 62 of the 72 identified titles, with the highest number of issues published between 1913 and 1923, totaling 128 publications. The interior of the state showed a later development, with the first periodical emerging only in 1903, in the city of Rosário. The publications from the capital also demonstrated greater longevity, such as Revista Maranhense (1916–1922), while the statewide average lifespan was only one and a half years. It is concluded that the educational press in Maranhão played a significant social, cultural, and educational role, even in the absence of governmental support. Many of these publications were funded by student organizations and served as spaces of resistance and expression for youth historically silenced. | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | imprensa de ensino maranhense; | pt_BR |
| dc.subject | catálogo da imprensa; | pt_BR |
| dc.subject | memória educacional; | pt_BR |
| dc.subject | história da educação; | pt_BR |
| dc.subject | fonte histórica; | pt_BR |
| dc.subject | Maranhão educational press; | pt_BR |
| dc.subject | press catalog; | pt_BR |
| dc.subject | educational memory; | pt_BR |
| dc.subject | history of education; | pt_BR |
| dc.subject | historical source. | pt_BR |
| dc.title | A imprensa de ensino no Maranhão (1839-1968) | pt_BR |
| dc.title.alternative | The educational press in Maranhão (1839-1968)The educational press in Maranhão (1839-1968) | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Anna_Mendes.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 14,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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