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Título: Preservação de acervos bibliográficos digitais: uma análise sobre a gestão da informação e seus efeitos sobre a memória acadêmica do Curso de Biblioteconomia na Biblioteca Digital de Monografias do SIBi/UFMA (2010–2024)
Título(s) alternativo(s): Preservation of digital bibliographic collections: an analysis of information management and its effects on the academic memory of the Library Science Course in the SIBi/UFMA Digital Monograph Library (2010–2024)
Autor(es): MARTINS, Claudionilson Gusmão
Palavras-chave: preservação digital;
gestão da informação;
memória acadêmica;
repositórios institucionais da UFMA;
Biblioteconomia;
Digital preservation;
information management;
academic memory;
UFMA institutional repositories;
Library Science.
Data do documento: 4-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A preservação digital da produção científica constitui um desafio fundamental para as instituições de ensino superior na era contemporânea. Esta pesquisa analisou os impactos da gestão informacional e das práticas de preservação digital no acervo de monografias do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) depositado na Biblioteca Digital de Monografias (BDM/SIBi), com foco nas implicações para a memória acadêmica do curso no período de 2010 a 2024. A metodologia adotada caracterizou-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, com elementos quantitativos, utilizando pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com coordenadores do curso e bibliotecário responsável pela BDM. Os resultados revelaram uma lacuna temporal crítica entre 2011 e 2017, período em que nenhuma monografia do curso foi depositada no repositório digital, representando a perda de aproximadamente 257 trabalhos de conclusão de curso. A análise quantitativa demonstrou que apenas 31,82% dos trabalhos de conclusão de curso estão efetivamente representados no repositório digital entre 2010 e 2024. Os fatores explicativos desta sub-representação envolvem aspectos técnicos (ausência de suporte tecnológico adequado, limitações nas ferramentas de métricas), institucionais (falta de políticas formais de preservação digital, dependência de processos manuais), socioeconômicos (retenção discente causada pela dependência de bolsas) e culturais (contradição entre a formação teórica e a prática institucional). A fragmentação do ecossistema digital da UFMA, com três plataformas distintas operando com missões sobrepostas, evidenciou a ausência de planejamento estratégico centralizado. A pesquisa identificou uma contradição epistemológica fundamental: um curso que forma profissionais para gerir informação enfrenta dificuldades na gestão de sua própria produção científica. As implicações para a memória acadêmica incluem a perda da evolução conceitual, da diversidade metodológica, da contextualização regional e das inovações pedagógicas produzidas no período. Contudo, a partir de 2018, observou-se uma recuperação progressiva, culminando em anos de correspondência total entre formandos e monografias depositadas, demonstrando que mudanças estruturais são possíveis. Como contribuições práticas, a pesquisa propõe a implementação de uma "Declaração de Depósito Legal" como requisito para colação de grau, o desenvolvimento de uma política abrangente de preservação digital, a unificação do ecossistema digital institucional, o fortalecimento da infraestrutura técnica e a revisão dos fluxos de trabalho. A pesquisa evidenciou que a preservação da memória acadêmica transcende questões técnicas, constituindo-se como um compromisso ético e social das instituições de ensino superior. Muitas perguntas permanecem em aberto, indicando a necessidade de investigações futuras sobre políticas de preservação digital, estudos comparativos com outros cursos e análises do impacto das melhorias implementadas. Esta investigação demonstra que problemas estruturais na gestão da informação acadêmica são identificáveis, mensuráveis e, fundamentalmente, solucionáveis através de ações coordenadas e sustentáveis.___ABSTRACT: Digital preservation of scientific production constitutes a fundamental challenge for higher education institutions in the contemporary era. This research analyzed the impacts of information management and digital preservation practices on the collection of monographs from the Library Science Course at the Federal University of Maranhão (UFMA) deposited in the Digital Library of Monographs (BDM/SIBi), focusing on the implications for the course's academic memory from 2010 to 2024. The adopted methodology was characterized as a qualitative case study with quantitative elements, using bibliographic research, document analysis, and semi-structured interviews with course coordinators and the librarian responsible for the BDM. The results revealed a critical temporal gap between 2011 and 2017, a period when no monographs from the course were deposited in the digital repository, representing the loss of approximately 257 undergraduate thesis works. Quantitative analysis demonstrated that only 31,82% of undergraduate thesis works are effectively represented in the digital repository between 2010 and 2024. The explanatory factors for this under-representation involve technical aspects (absence of adequate technological support, limitations in metrics tools), institutional aspects (lack of formal digital preservation policies, dependence on manual processes), socioeconomic aspects (student retention caused by scholarship dependency), and cultural aspects (contradiction between theoretical training and institutional practice). The fragmentation of UFMA's digital ecosystem, with three distinct platforms operating with overlapping missions, evidenced the absence of centralized strategic planning. The research identified a fundamental epistemological contradiction: a course that trains professionals to manage information faces difficulties in managing its own scientific production. The implications for academic memory include the loss of conceptual evolution, methodological diversity, regional contextualization, and pedagogical innovations produced during the period. However, from 2018 onwards, progressive recovery was observed, culminating in years of total correspondence between graduates and deposited monographs, demonstrating that structural changes are possible. As practical contributions, the research proposes the implementation of a "Legal Deposit Declaration" as a requirement for graduation, the development of a comprehensive digital preservation policy, the unification of the institutional digital ecosystem, the strengthening of technical infrastructure, and the revision of workflows. The research evidenced that the preservation of academic memory transcends technical issues, constituting an ethical and social commitment of higher education institutions. Many questions remain open, indicating the need for future investigations on digital preservation policies, comparative studies with other courses, and analyses of the impact of implemented improvements. This investigation demonstrates that structural problems in academic information management are identifiable, measurable, and fundamentally solvable through coordinated and sustainable actions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10043
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