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Título: Estágio não obrigatório como prática formativa dos discentes do Curso de Biblioteconomia da UFMA
Título(s) alternativo(s): Non-mandatory internship as a training practice for students of the Library Science Course at UFMA
Autor(es): DUTRA, Francinalva Macêdo
Palavras-chave: estágio não obrigatório;
prática formativa;
formação profissional;
Biblioteconomia;
UFMA;
non-mandatory internship;
formative practice;
professional training;
Library Science;
UFMA.
Data do documento: 29-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A pesquisa reflete sobre o estágio não obrigatório como ferramenta prática formativa no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), analisando as experiências vivenciadas pelos discentes durante o desenvolvimento da prática de estágio. Tem como objetivo analisar a contribuição do estágio não obrigatório para a formação acadêmica e profissional dos futuros bibliotecários, examinando como a prática integra o conhecimento teórico com a realidade do mundo do trabalho. Trata de uma pesquisa exploratória de natureza descritiva pautada na pesquisa de campo e bibliográfica sobre o estágio não obrigatório, as legislações que regulamentam a prática, assim como as normas institucionais que orientam o estágio na universidade. Adota a abordagem metodológica qualitativa, enriquecida com elementos quantitativos que permitiu compreensão mais ampla das vivências e percepções dos discentes, como instrumentos de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas com os discentes participantes e questionário com questões abertas e fechadas, destinado aos supervisores técnicos do estágio das instituições concedentes. Destaca que essa combinação viabilizou uma análise mais consistente das contribuições. Apresenta como resultados que o estágio não obrigatório é um instrumento valioso para o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais na área de Biblioteconomia, propiciando aos discentes ambientes rico em aprendizagem e de interação com situações reais de trabalho. Revela também que a prática permitiu aos discentes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula em situações reais na vida profissional; reconhecer pontos fortes; áreas que precisam melhorar; ajuda no desenvolvimento de habilidades emocionais para trabalhar com informações. Conclui que a vivência do estágio não obrigatório possibilitou a compreensão dos estudantes sobre os diferentes espaços de atuação, fomentou a autonomia, o senso de responsabilidade e o comprometimento com a qualidade dos serviços de informação prestados à sociedade; o estágio não obrigatório é um momento de crescimento e descoberta que ajuda a formar profissionais críticos, éticos e comprometidos com a transformação social. Infere também que a pesquisa oferece subsídios para melhorar as práticas de ensino superior, reforça a importância das experiências que vão além da sala de aula, contribuindo na formação de futuros profissionais mais preparados para os desafios do mundo do trabalho e para a construção de uma Biblioteconomia mais dinâmica, inclusiva e socialmente engajada.___ABSTRACT: The research reflects on the non-mandatory internship as a formative practical tool in the Library Science Course at the Federal University of Maranhão (UFMA), analyzing the experiences encountered by students during their internship development. Its objective is to analyze the contribution of the non-mandatory internship to the academic and professional training of future librarians, examining how practice integrates theoretical knowledge with the reality of the job market. It is an exploratory research of a descriptive nature based on fieldwork and bibliographical research on non-mandatory internships, the regulations governing the practice, as well as the institutional norms that guide internships at the university. It adopts a qualitative methodological approach, enriched with quantitative elements that allowed for a broader understanding of the experiences and perceptions of the students. Semi-structured interviews with the participating students and a questionnaire containing both open and closed questions aimed at the technical supervisors of the internship from the granting institutions were used as data collection instruments. It emphasizes that this combination facilitated a more consistent analysis of the contributions. The results indicate that the non-compulsory internship is a valuable tool for the development of technical and social skills in the field of Library Science, providing students with rich learning environments and interaction with real work situations. It also reveals that the practice allowed students the opportunity to apply the knowledge acquired in the classroom to real-life situations in their professional lives; to recognize strengths; to identify areas that need improvement; and to assist in the development of emotional skills to work with information. It concludes that the experience of the optional internship enabled students to understand the different areas of practice, fostered autonomy, a sense of responsibility, and commitment to the quality of information services provided to society; the optional internship is a moment of growth and discovery that helps to shape critical, ethical professionals committed to social transformation. It is also inferred that the research provides support for improving higher education practices, reinforces the importance of experiences that extend beyond the classroom, contributing to the training of future professionals who are better prepared for the challenges of the job market and for the construction of a more dynamic, inclusive, and socially engaged Library Science.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10044
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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