Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10046
Título: Análise da motivação nas aulas de educação física escolar
Título(s) alternativo(s): Analysis of motivation in school physical education classes
Autor(es): SERRÃO, Paula Jéssica Amorim Viegas
Palavras-chave: aulas de educação física escolar;
motivação.
school physical education classes;
motivation.
Data do documento: 22-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A Educação Física, como componente curricular obrigatório, deve contribuir para a formação integral do aluno, cuja participação dedicada traduz-se como elemento determinante na produtividade e positividade da aprendizagem. A motivação ganha importância à medida em que é encarada como principal estímulo do indivíduo para alcançar metas. De forma mais específica, as aulas de Educação Física são idealizadas como momento lúdico e de vivência corporal, porém para que isso ocorra é necessário a figura do professor, que deve estabelecer com seus alunos uma relação horizontal e saudável de respeito e proatividade. Em uma sociedade cujos valores são flutuantes, diversos fatores podem ser considerados motivantes à inclusão e manutenção do aluno nas aulas de Educação Física, à medida em que outros fatores deixaram de ter maior destaque. O divertimento, o bem-estar, o condicionamento físico, o espírito de equipe e trabalho em conjunto são fatores que estão em destaque como motivadores. Em contrapartida, o argumento tradicional de utilização das aulas de Educação Física como motivo para sair da sala de aula e ir para um ambiente mais confortável tem sido encarado com dúvidas e ressalvas quanto à sua eficácia. De forma interessante, vem ganhando maior relevância os estudos quanto à divergência existente entre a influência da motivação entre os sexos, o que precisa ser mais investigado principalmente no âmbito escolar. Por outro lado, constatou-se que um programa pedagógico de Educação Física focado na performance e na vitória de um aluno sobre outro tende a gerar desmotivação, exclusão e aumento da ansiedade, comprometendo o desenvolvimento saudável e o engajamento na atividade. Por fim, salienta-se a importância do apoio da família como fator de motivação não apenas nas aulas de Educação Física escolar, mas também de permanência dos alunos – futuros adultos na prática de atividades físicas, promovendo saúde e bem-estar.
Descrição: ABSTRACT Physical Education, as a mandatory curricular component, should contribute to the comprehensive development of students, whose dedicated participation translates into a determining factor in the productivity and positivity of learning. Motivation becomes more important as it is seen as the main stimulus for individuals to achieve goals. More specifically, Physical Education classes are idealized as a moment of play and physical experience, but for this to occur, the figure of the teacher is necessary, who must establish a horizontal and healthy relationship of respect and proactivity with their students. In a society where values fluctuate, several factors can be considered motivators for the inclusion and maintenance of students in Physical Education classes, as other factors no longer have greater prominence. Fun, well-being, physical fitness, team spirit and joint work are factors that are in the spotlight as motivators. On the other hand, the traditional argument of using Physical Education classes as a reason to leave the classroom and go to a more comfortable environment has been met with doubts and reservations regarding its effectiveness. Interestingly, studies on the divergence in the influence of motivation between the sexes have been gaining more relevance, which needs to be further investigated, especially in the school environment. On the other hand, it was found that a Physical Education pedagogical program focused on performance and the victory of one student over another tends to generate demotivation, exclusion and increased anxiety, compromising healthy development and engagement in the activity. Finally, the importance of family support is highlighted as a motivating factor not only in school Physical Education classes but also in keeping students – future adults – engaged in physical activities, promoting health and well-being.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10046
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

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