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Título: A cultura corporal como ferramenta de inclusão: um estudo sobre educação física adaptada
Título(s) alternativo(s): Body culture as a tool for inclusion: a study on adapted physical education
Autor(es): FERREIRA, Suelen Leite
Palavras-chave: educação física adaptada;
inclusão escolar;
cultura corporal;
práticas pedagógicas;
deficiência.
adapted physical education;
school inclusion;
body culture;
pedagogical practices;
disability.
Data do documento: 22-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como a cultura corporal pode atuar como ferramenta pedagógica eficaz na promoção da inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Adaptada. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, foram selecionados e analisados 16 artigos publicados entre 2020 e 2025, provenientes de bases científicas reconhecidas como SciELO, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. A pesquisa revelou que práticas corporais como danças, esportes, jogos, lutas e ginásticas, quando adaptadas de forma sensível às necessidades dos alunos com deficiência, contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social, promovendo sentimentos de pertencimento e respeito à diversidade. Além disso, foi identificado que o ambiente escolar pode se tornar um espaço de transformação social, desde que conte com profissionais capacitados e estruturas acessíveis. No entanto, o estudo também evidenciou diversos obstáculos à inclusão, como a escassez de formação específica dos docentes, falta de recursos pedagógicos adaptados, infraestrutura inadequada e persistência de atitudes discriminatórias. Conclui-se que a valorização da cultura corporal, aliada a práticas pedagógicas inclusivas, tem potencial para superar essas barreiras, contribuindo significativamente para uma educação física escolar mais equitativa, participativa e transformadora, que reconheça as singularidades dos sujeitos e promova o direito à educação de qualidade para todos.
Descrição: ABSTRACT This undergraduate thesis aims to analyze how body culture can serve as an effective pedagogical tool to promote the inclusion of people with disabilities in Adapted Physical Education classes. Through an integrative literature review, 16 articles published between 2020 and 2025 were selected and analyzed from reputable scientific databases such as SciELO, Google Scholar, and CAPES Journals. The study revealed that body practices such as dance, sports, games, martial arts, and gymnastics, when adapted to the specific needs of students with disabilities, contribute to motor, cognitive, emotional, and social development, fostering a sense of belonging and respect for diversity. Additionally, the school environment can become a space for social transformation, provided it includes well-trained professionals and accessible infrastructure. However, several challenges to inclusion were also identified, including insufficient teacher training, lack of adapted teaching resources, inadequate facilities, and persistent discriminatory attitudes. It is concluded that the appreciation of body culture, combined with inclusive pedagogical practices, has the potential to overcome these barriers, significantly contributing to a more equitable, participatory, and transformative school physical education that recognizes individual differences and promotes the right to quality education for all.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10048
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

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