Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNayane Moraes CRUZ-
dc.date.accessioned2025-10-08T13:04:59Z-
dc.date.available2025-10-08T13:04:59Z-
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10049-
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa apresenta a influência do BookTok na formação do leitor contemporâneo. Para isso, adotou-se uma metodologia de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. A fase exploratória contribuiu para a delimitação do problema e definição dos objetivos, enquanto a abordagem descritiva permitiu observar e analisar o comportamento dos leitores diante das influências do BookTok, com foco em suas preferências literárias e formas de engajamento com os conteúdos da plataforma. A pesquisa incluiu a aplicação de um questionário online, via Google Forms, direcionado aos seguidores do sebo virtual Via Littera, respondido por 397 participantes entre os dias 4 e 11 de junho de 2025. No âmbito qualitativo, utilizou-se o método da netnografia como estratégia para observar e interpretar práticas culturais e sociais no ambiente digital. Os resultados, obtidos por meio da revisão de literatura e da análise dos dados, indicam que a comunidade literária no TikTok exerce um papel significativo no estímulo à leitura, especialmente entre os públicos mais jovens. Constatou-se que o público leitor é majoritariamente feminino, abrangendo as faixas etárias entre os menores de 15 anos até acima de 45, o que evidencia a ampliação geracional do BookTok. Embora inseridos na cultura digital, esses leitores demonstram preferência pelo livro impresso e alto nível de engajamento com a prática da leitura, com média de leitura mensal que varia de um a mais de cinco livros. Observou-se também que o BookTok se consolidou como uma das principais fontes de recomendação literária, influenciando tanto a compra quanto a leitura de livros. Muitos participantes não apenas consomem conteúdos, mas também interagem ativamente com os vídeos - curtindo, comentando, compartilhando e criando seus próprios conteúdos, o que revela um envolvimento expressivo com a comunidade. Esses dados reforçam a relevância do BookTok como ferramenta de incentivo à leitura na cultura contemporânea e sua importância para os estudos em Biblioteconomia e Ciência da Informação.___ABSTRACT: This research presents the influence of BookTok on the formation of the contemporary reader. To this end, an exploratory and descriptive methodology was adopted, combining both qualitative and quantitative approaches. The exploratory phase contributed to defining the research problem and objectives, while the descriptive approach made it possible to observe and analyze reader behavior under the influence of BookTok, with a focus on their literary preferences and forms of engagement with platform content. The study included the application of an online questionnaire, conducted via Google Forms, targeting followers of the virtual bookstore Via Littera, and answered by 397 participants between June 4 and 11, 2025. In the qualitative stage, the netnographic method was employed as a strategy to observe and interpret cultural and social practices in the digital environment. The results, obtained through a literature review and data analysis, indicate that the literary community on TikTok plays a significant role in promoting reading, especially among younger audiences. The reader profile is predominantly female, spanning age groups from under 15 to over 45, which highlights the generational expansion of BookTok. Although immersed in digital culture, these readers show a preference for printed books and exhibit a high level of engagement with reading practices, with a monthly reading average ranging from one to more than five books. The study also found that BookTok has become one of the main sources of literary recommendations, influencing both the purchase and reading of books. Many participants not only consume content but also actively interact with video, liking, commenting, sharing, and creating their own content,revealing strong engagement with the community. These findings reinforce the relevance of BookTok as a tool for encouraging reading in contemporary culture and underscore its importance for studies in Librarianship and Information Science.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTikTok;pt_BR
dc.subjectBookTok;pt_BR
dc.subjectcomunidades virtuais;pt_BR
dc.subjectleitores contemporâneos;pt_BR
dc.subjectVia Littera;pt_BR
dc.subjectTikTok;pt_BR
dc.subjectBookTok;pt_BR
dc.subjectvirtual communities;pt_BR
dc.subjectcontemporary readers;pt_BR
dc.subjectVia Littera.pt_BR
dc.titleA influência do BookTok na formação do leitor contemporâneo: estudo de caso do sebo online Via Litterapt_BR
dc.title.alternativeThe influence of BookTok on the formation of the contemporary reader: a case study of the online second-hand bookstore Via Litterapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYANE_MORAES_CRUZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso13,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.