Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10053
Título: Ansiedade no ensino médio: análise de níveis e gatilhos em estudantes de uma escola pública de Pinheiro/MA
Autor(es): NOGUEIRA, Yullian Fabrício Silveira
Palavras-chave: ansiedade;
escolares;
ensino médio.
Anxiety;
Students;
High School.
Data do documento: 23-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do MaranhãoAnsiedade no ensino médio: análise de níveis e gatilhos em estudantes de uma escola pública de Pinheiro/MA
Citação: Anxiety in high school: analysis of levels and triggers in students at a public school in Pinheiro/MA
Resumo: RESUMO A ansiedade é uma emoção que surge em situações ambíguas, nas quais uma possível ameaça é antecipada, e que prepara o indivíduo para responder a elas por meio de uma série de reações cognitivas, fisiológicas e comportamentais. No entanto, surge um problema quando essa resposta se manifesta em situações que não representam uma ameaça real ou quando há uma resposta desproporcional a ameaças mínimas. Este estudo analisou os níveis e gatilhos de ansiedade em 24 estudantes, sem laudo de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), do 1o ao 3o ano do ensino médio, de uma escola pública em Pinheiro-MA, em 2024, a partir da aplicação de questionários online. Resultados revelaram que 58.1% reportaram interferência parcial ou total da ansiedade nas atividades escolares, com maior prevalência entre as mulheres. Gatilhos acadêmicos como provas e apresentações foram predominantes, e estratégias de enfrentamento incluíram exercícios respiratórios, música e isolamento. Os achados reforçam a necessidade de programas de saúde mental no ambiente escolar, focados em estresse acadêmico e vulnerabilidades específicas de gênero.
Descrição: ABSTRACT Anxiety is an emotion that arises in ambiguous situations where a potential threat is anticipated, preparing the individual to respond through cognitive, physiological, and behavioral reactions. However, problems emerge when this response occurs in non-threatening situations or becomes disproportionate to minor threats. This study (2024) analyzed anxiety levels and triggers in 24 students from grades 10–12 at a public school in Pinheiro, Maranhão State (MA), using online questionnaires. None had a GAD (Generalized Anxiety Disorder) diagnosis. Results showed that 58.1% reported partial or complete interference of anxiety in school activities, with higher prevalence among female students. Academic triggers like tests and presentations were predominant, while coping strategies included breathing exercises, listening to music, and social isolation. The findings reinforce the need for school-based mental health programs addressing academic stress and gender-specific vulnerabilities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10053
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YULLIAN _NOGUEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso820,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.