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http://hdl.handle.net/123456789/10053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | NOGUEIRA, Yullian Fabrício Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T15:21:24Z | - |
dc.date.available | 2025-10-08T15:21:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
dc.identifier.citation | Anxiety in high school: analysis of levels and triggers in students at a public school in Pinheiro/MA | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10053 | - |
dc.description | ABSTRACT Anxiety is an emotion that arises in ambiguous situations where a potential threat is anticipated, preparing the individual to respond through cognitive, physiological, and behavioral reactions. However, problems emerge when this response occurs in non-threatening situations or becomes disproportionate to minor threats. This study (2024) analyzed anxiety levels and triggers in 24 students from grades 10–12 at a public school in Pinheiro, Maranhão State (MA), using online questionnaires. None had a GAD (Generalized Anxiety Disorder) diagnosis. Results showed that 58.1% reported partial or complete interference of anxiety in school activities, with higher prevalence among female students. Academic triggers like tests and presentations were predominant, while coping strategies included breathing exercises, listening to music, and social isolation. The findings reinforce the need for school-based mental health programs addressing academic stress and gender-specific vulnerabilities. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A ansiedade é uma emoção que surge em situações ambíguas, nas quais uma possível ameaça é antecipada, e que prepara o indivíduo para responder a elas por meio de uma série de reações cognitivas, fisiológicas e comportamentais. No entanto, surge um problema quando essa resposta se manifesta em situações que não representam uma ameaça real ou quando há uma resposta desproporcional a ameaças mínimas. Este estudo analisou os níveis e gatilhos de ansiedade em 24 estudantes, sem laudo de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), do 1o ao 3o ano do ensino médio, de uma escola pública em Pinheiro-MA, em 2024, a partir da aplicação de questionários online. Resultados revelaram que 58.1% reportaram interferência parcial ou total da ansiedade nas atividades escolares, com maior prevalência entre as mulheres. Gatilhos acadêmicos como provas e apresentações foram predominantes, e estratégias de enfrentamento incluíram exercícios respiratórios, música e isolamento. Os achados reforçam a necessidade de programas de saúde mental no ambiente escolar, focados em estresse acadêmico e vulnerabilidades específicas de gênero. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do MaranhãoAnsiedade no ensino médio: análise de níveis e gatilhos em estudantes de uma escola pública de Pinheiro/MA | pt_BR |
dc.subject | ansiedade; | pt_BR |
dc.subject | escolares; | pt_BR |
dc.subject | ensino médio. | pt_BR |
dc.subject | Anxiety; | pt_BR |
dc.subject | Students; | pt_BR |
dc.subject | High School. | pt_BR |
dc.title | Ansiedade no ensino médio: análise de níveis e gatilhos em estudantes de uma escola pública de Pinheiro/MA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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YULLIAN _NOGUEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 820,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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