Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10054
Título: A cultura popular e os saberes locais: um estudo na escola Célia Cristina em São Bernardo/MA
Título(s) alternativo(s): Popular culture and local knowledge: a study at the Célia Cristina school in São Bernardo/MA
Autor(es): SOUSA, Maria Vitória Coelho De
Palavras-chave: cultura popular,
saberes locais,
educação inclusiva,
diversidade cultural,
São Bernardo/MA.
popular culture,
local knowledge,
inclusive education,
cultural diversity,
São Bernardo/MA.
Data do documento: 8-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este estudo investiga a integração da cultura popular e dos saberes locais na Escola Célia Cristina, situada na cidade de São Bernardo, Maranhão. Uma vez que os saberes locais e a cultura popular são a alma de uma comunidade, guardando tradições, histórias e conhecimentos passados de geração em geração. Entre os objetivos específicos destacam-se: analisar práticas existentes, identificar desafios, investigar obstáculos e demonstrar resultados. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, dividida em duas partes: o levantamento bibliográfico e a pesquisa empírica na escola Célia Cristina. Na fundamentação teórica, destacamos autores como Arroyo (1984), Basílio (2006), Brandão (1984), Cascudo (1954; 1971; 1973; 2012), Cunha e Gonçalves (2019), Dutra (2013), Freitas (1999), Geertz (1989; 2001; 2009), Hall (2003; 2006), Luz (2021), Machado (2006), Minayo (2010), Moraes (2019), Morin (2000; 2003), Santos (2007; 2008; 2010), Santi e Santi (2008), Severino (2007), Wagner (2001), e Zumthor (2005).para discutir as dinâmicas da cultura popular, a importância da diversidade cultural e os desafios da educação para o futuro.Como resultados da pesquisa, temos que professores e alunos reconhecem a importância da cultura popular na educação, mas sua presença na escola ainda é limitada. Manifestações como festas juninas e tambor de crioula são valorizadas, mas pouco exploradas no currículo. Os alunos gostariam de mais projetos e eventos para fortalecer a identidade cultural e a inclusão.
Descrição: ABSTRACT This study investigates the integration of popular culture and local knowledge at Célia Cristina School, located in the city of São Bernardo, Maranhão. considering that these elements are the essence of a community, preserving traditions, histories, and knowledge passed down through generations. The specific objectives include analyzing existing practices, identifying challenges, investigating obstacles, and demonstrating results. The adopted methodology was qualitative research, divided into two parts: a bibliographic review and empirical research at Célia Cristina School. The theoretical foundation includes authors such as Arroyo (1984), Basílio (2006), Brandão (1984), Cascudo (1954; 1971; 1973; 2012), Cunha e Gonçalves (2019), Dutra (2013), Freitas (1999), Geertz (1989; 2001; 2009), Hall (2003; 2006), Luz (2021), Machado (2006), Minayo (2010), Moraes (2019), Morin (2000; 2003), Santos (2007; 2008; 2010), Santi e Santi (2008), Severino (2007), Wagner (2001), e Zumthor (2005).who discuss the dynamics of popular culture, the importance of cultural diversity, and the challenges of education for the future. The research results indicate that both teachers and students recognize the importance of popular culture in education; however, its presence in the school is still limited. Cultural expressions such as Festas Juninas and Tambor de Crioula are valued but insufficiently explored in the curriculum. Students express a desire for more projects and events to strengthen cultural identity and promote inclusion.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10054
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_SOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.