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Título: Contabilidade eleitoral: a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis quanto ao ensino da contabilidade eleitoral
Título(s) alternativo(s): Electoral accounting: the perception of Accounting Science students regarding the teaching of electoral accounting
Autor(es): LIMA, Irislene da Silva
Palavras-chave: contabilidade eleitoral;
prestação de contas;
discentes;
ensino.
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente estudo teve por objetivo identificar as percepções dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca do ensino da Contabilidade Eleitoral nas Universidades. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário online, utilizando a plataforma Google Formulários®. Os dados obtidos foram organizados e tabulados em planilhas eletrônicas (Excel®), sendo analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados revelaram que os acadêmicos apresentam uma compreensão limitada sobre a Contabilidade Eleitoral, devido à falta de contato com o tema na graduação. Essa lacuna indica que a Contabilidade Eleitoral ainda não é devidamente contemplada nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis, o que dificulta a consolidação do conhecimento e o desenvolvimento de competências para o contexto eleitoral. Além disso, a pesquisa demonstrou que, apesar do reconhecimento da obrigatoriedade da atuação do contador na prestação de contas eleitorais, nota-se uma desconexão entre esse conhecimento e a formação prática. O estudo reforça que os alunos consideram relevante a inclusão da Contabilidade Eleitoral na formação, preferindo que seja um componente optativo. Ademais, constatou-se que o mercado de trabalho para a Contabilidade Eleitoral é vista pelos discentes como promissor, onde a maioria demonstra interesse e disposição para aprender mais sobre a área, o que reforça a necessidade de criação de espaços formais de ensino sobre o tema nas Instituições de Ensino Superior. Por fim, a percepção sobre a compatibilidade entre a formação universitária e o mercado revela a necessidade de ajustes nos Projetos Pedagógicos, incluindo a disciplina de Contabilidade Eleitoral como optativa para melhor formar profissionais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10057
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

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