Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10069
Título: Do espetáculo à manipulação: a representação midiática em “A cantiga dos pássaros e das serpentes” e sua crítica à realidade
Título(s) alternativo(s): From spectacle to manipulation: media representation in “The Ballad of Songbirds and Snakes” and its critique of reality
Autor(es): SILVA, Lia Eugênia Amaral
Palavras-chave: mídia;
distopia;
poder;
sociedade do espetáculo.
dystopia;
power;
society of the spectacle.
Data do documento: 1-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho investigou o papel da mídia como instrumento de manipulação e controle social no universo distópico de Panem, no livro A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2020), de Suzanne Collins. O estudo teve como objetivo compreender como a obra retrata os mecanismos de construção narrativa e influência midiática, estabelecendo paralelos com fenômenos contemporâneos da sociedade da informação. Para compreender as dinâmicas entre a mídia e a construção de narrativas contemporâneas, foi adotada uma abordagem qualitativa de cunho documental, acompanhada de uma análise estrutural da narrativa, com ênfase nos arcos dramáticos midiáticos. O estudo se fundamenta em uma interpretação crítica ancorada em teóricos como Debord (A Sociedade do Espetáculo), Kellner (Cultura Midiática) e Eco (Apocalípticos e Integrados), visando desvelar as estratégias discursivas e os mecanismos de espetacularização presentes na obra analisada. Os resultados demonstraram que a obra expõe estratégias de dominação comunicacional como censura, espetacularização da violência e apagamento de narrativas, ao mesmo tempo que revela a ambiguidade da mídia como potencial ferramenta de resistência. A pesquisa reflete que a representação midiática na prequela antecipa dilemas éticos da comunicação na era digital, tensionando a relação entre entretenimento e crítica social. Assim, o caminho analítico contribui para discussões sobre o poder da mídia na literatura distópica e suas reverberações no mundo real.
Descrição: ABSTRACT This study investigated the role of the media as an instrument of manipulation and social control in the dystopian world of Panem, as depicted in The Ballad of Songbirds and Snakes (2020) by Suzanne Collins. The research aimed to understand how the novel portrays the mechanisms of narrative construction and media influence, drawing parallels with contemporary phenomena in the information society. To examine the dynamics between media and the construction of contemporary narratives, a qualitative, document-based approach was adopted, combined with a structural analysis of the narrative, focusing on its media-related dramatic arcs. The study is grounded in a critical interpretation informed by theorists such as Debord (The Society of the Spectacle), Kellner (Media Culture), and Eco (Apocalyptic and Integrated Intellectuals), seeking to unveil the discursive strategies and mechanisms of spectacle present in the analyzed work. The findings revealed that the novel exposes strategies of communicative domination—such as censorship, the spectacularization of violence, and the erasure of counter-narratives—while simultaneously highlighting the media’s ambiguous potential as a tool for resistance. The research suggests that the representation of media in this prequel anticipates ethical dilemmas in digital-era communication, challenging the relationship between entertainment and social critique. Thus, the analytical approach contributes to broader discussions on the power of media in dystopian literature and its real-world implications.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10069
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

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