Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, Marcos Feitosa-
dc.date.accessioned2025-10-10T13:09:05Z-
dc.date.available2025-10-10T13:09:05Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10070-
dc.descriptionABSTRACT This study aimed to understand how digital influencers use journalistic rhetorical strategies to spread misinformation and generate profits. To understand this issue, the profile of healthcare influencer Dr. Tielle Machado was analyzed between May 1st and 31st, 2025. To achieve the research objectives, the theoretical framework on digital influencers, rhetoric, misinformation, fake news, and content analysis developed by Laurence Bardin (1977) was developed. The study revealed that these techniques are heavily used by digital influencers to mask misinformation and promote products, ideas, and protocols, striving for profit and status.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente estudo visou compreender como os influenciadores digitais utilizam estratégias retóricas do jornalismo para propagar desinformação e gerar lucros. A fim de entender essa problemática, foi analisado o perfil da influenciadora da área da saúde, Dra. Tielle Machado, entre os dias 01 a 31 de maio de 2025. Para alcançar os objetivos da pesquisa, desenvolve-se o referencial teórico sobre os influenciadores digitais, retórica, desinformação, fake news, e análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). Diante do estudo, foi possível compreender que essas técnicas são fortemente usadas pelos influenciadores digitais para mascarar a desinformação e promover produtos, ideias e protocolos aspirando lucratividade e status.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitais;pt_BR
dc.subjectredes sociais;pt_BR
dc.subjectinfluência;pt_BR
dc.subjectdesinformação;pt_BR
dc.subjectretórica;pt_BR
dc.subjectanálise de conteúdo.pt_BR
dc.subjectDigital influencers;pt_BR
dc.subjectsocial networks;pt_BR
dc.subjectinfluence;pt_BR
dc.subjectrhetoric;pt_BR
dc.subjectcontent analysis.pt_BR
dc.titleInfluência digital e desinformação: uma análise para compreensão da comunicação de influenciadores digitais e o papel da desinformação nas estratégias de influênciapt_BR
dc.title.alternativeDigital influence and disinformation: an analysis to understand the communication of digital influencers and the role of disinformation in influence strategiespt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS_PEREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.