Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10078| Título: | Mathematical Modeling and Simulation for Optimizing Truck Dispatch in Bulk Unloading Operations: A Case Study at the Port of Itaqui |
| Título(s) alternativo(s): | Modelagem Matemática e Simulação para Otimização do Despacho de Caminhões em Operações de Descarga de Granéis: Um Estudo de Caso no Porto de Itaqui |
| Autor(es): | ALMAJANO MARTINEZ, Victor José Beltrão |
| Palavras-chave: | Otimização Logística; Logistics Optimization; Despacho de Caminhões; Truck pulling; Operações de Carga a Granel; Bulk Cargo Operations; Redução de Emissões; Emission Reduction; Eficiência Portuária Port Efficiency |
| Data do documento: | 19-Ago-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | Este artigo aborda a otimização do chamado de caminhões para operações de descarga de granéis no Porto de Itaqui, um polo logístico crítico no Brasil. O processo manual atual leva frequentemente a ineficiências como congestionamento, atrasos e aumento de emissões. Para enfrentar esses desafios, propomos um modelo matemático para chamado responsivo de caminhões, a fim de minimizar os desequilíbrios nas filas, considerando as emissões, e mantendo a eficiência operacional. Um simulador de atividade portuária foi desenvolvido para avaliar o modelo em vários cenários de demanda e oferta, comparando seu desempenho com um algoritmo de referência que replica o comportamento do operador. Os resultados demonstram que o modelo proposto reduz o congestionamento de caminhões na área primária em até 50% sem aumentar os tempos de descarga, oferecendo uma abordagem mais equilibrada e sustentável. Os resultados aprimoram a logística portuária e fornecem uma estrutura para automatizar os processos de chamado de caminhões em operações de carga a granel. Trabalhos futuros envolvem a integração do modelo em aplicações do mundo real e a extensão de suas capacidades para ambientes multiterminais. |
| Descrição: | This paper addresses the optimization of truck pulling for bulk unloading operations at the Port of Itaqui, a critical logistics hub in Brazil. The current manual process often leads to inefficiencies such as congestion, delays, and increased emissions. To tackle these challenges, we propose a mathematical model for responsive truck pulling to minimize queue imbalances considering emissions while maintaining operational efficiency. A port activity simulator was developed to evaluate the model under various demand and supply scenarios, comparing its performance against a benchmark algorithm replicating operator behavior. Results demonstrate that the proposed model reduces truck congestion in the primary area by up to 50% without increasing unloading times, offering a more balanced and sustainable approach. The findings enhance port logistics and provide a framework for automating truck dispatch processes in bulk cargo operations. Future work involves integrating the model into real-world applications and extending its capabilities to multiterminal environments. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10078 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Victor José Beltrão Almajano Martinez.pdf | TCC de Graduação Trabalho sob Sigilo | 432,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.