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dc.contributor.authorALMAJANO MARTINEZ, Victor José Beltrão-
dc.date.accessioned2025-10-10T18:30:54Z-
dc.date.available2025-10-10T18:30:54Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10078-
dc.descriptionThis paper addresses the optimization of truck pulling for bulk unloading operations at the Port of Itaqui, a critical logistics hub in Brazil. The current manual process often leads to inefficiencies such as congestion, delays, and increased emissions. To tackle these challenges, we propose a mathematical model for responsive truck pulling to minimize queue imbalances considering emissions while maintaining operational efficiency. A port activity simulator was developed to evaluate the model under various demand and supply scenarios, comparing its performance against a benchmark algorithm replicating operator behavior. Results demonstrate that the proposed model reduces truck congestion in the primary area by up to 50% without increasing unloading times, offering a more balanced and sustainable approach. The findings enhance port logistics and provide a framework for automating truck dispatch processes in bulk cargo operations. Future work involves integrating the model into real-world applications and extending its capabilities to multiterminal environments.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a otimização do chamado de caminhões para operações de descarga de granéis no Porto de Itaqui, um polo logístico crítico no Brasil. O processo manual atual leva frequentemente a ineficiências como congestionamento, atrasos e aumento de emissões. Para enfrentar esses desafios, propomos um modelo matemático para chamado responsivo de caminhões, a fim de minimizar os desequilíbrios nas filas, considerando as emissões, e mantendo a eficiência operacional. Um simulador de atividade portuária foi desenvolvido para avaliar o modelo em vários cenários de demanda e oferta, comparando seu desempenho com um algoritmo de referência que replica o comportamento do operador. Os resultados demonstram que o modelo proposto reduz o congestionamento de caminhões na área primária em até 50% sem aumentar os tempos de descarga, oferecendo uma abordagem mais equilibrada e sustentável. Os resultados aprimoram a logística portuária e fornecem uma estrutura para automatizar os processos de chamado de caminhões em operações de carga a granel. Trabalhos futuros envolvem a integração do modelo em aplicações do mundo real e a extensão de suas capacidades para ambientes multiterminais.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectOtimização Logística;pt_BR
dc.subjectLogistics Optimization;pt_BR
dc.subjectDespacho de Caminhões;pt_BR
dc.subjectTruck pulling;pt_BR
dc.subjectOperações de Carga a Granel;pt_BR
dc.subjectBulk Cargo Operations;pt_BR
dc.subjectRedução de Emissões;pt_BR
dc.subjectEmission Reduction;pt_BR
dc.subjectEficiência Portuáriapt_BR
dc.subjectPort Efficiencypt_BR
dc.titleMathematical Modeling and Simulation for Optimizing Truck Dispatch in Bulk Unloading Operations: A Case Study at the Port of Itaquipt_BR
dc.title.alternativeModelagem Matemática e Simulação para Otimização do Despacho de Caminhões em Operações de Descarga de Granéis: Um Estudo de Caso no Porto de Itaquipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeTrabalho sob sigilo. Motivo: Copyright cedido a Terceiros.pt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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