Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10080
Título: A PERCEPÇÃO DE CUIDADORAS SOBRE SUA FUNÇÃO E ATUAÇÃO E UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ – MA
Título(s) alternativo(s): CAREGIVERS' PERCEPTIONS ABOUT THEIR ROLE AND ACTIVITIES IN A PUBLIC SCHOOL IN IMPERATRIZ, MA
Autor(es): GRANGEIRO, Andressa da Silva
Palavras-chave: Cuidador/a Escolar;
Educação Inclusiva;
Desafios
School Caregiver;
Inclusive Education;
Challenges
Data do documento: 13-Mar-2025
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de cuidadoras sobre a função e atuação concretizada em sala de aula para a promoção da inclusão em uma escola pública de Imperatriz/MA. Para a sistematização deste, foram utilizados autores da área da educação inclusiva, tais como Lima (2008), Castro (2013), Figueira (2008), Lanna (2010), Mendes (2010), Sassaki (1998), Domingues (2005), Lopes (2018), dentre outros, além de legislações, tais como a Lei Brasileira da Inclusão (2015), História do Movimento Político das Pessoas com deficiência no Brasil (2010), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1961), Centro Nacional de Educação (1973), Declaração de Direitos Humanos (1948), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Declaração de Salamanca (1994), Política Nacional de Educação Especial (1994), que subsidiaram as discussões sobre a temática em estudo. No âmbito metodológico, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com o acréscimo de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola da rede municipal de Imperatriz/MA, tendo como participantes três cuidadoras. Para a geração de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados de forma descritiva. Os resultados apontaram que existe uma falta de nitidez sobre as atividades que é de responsabilidade do/a cuidador/a, que embora as participantes da pesquisa tenham ciência sobre a relevância da sua presença na sala aula existe uma lacuna entre que faz parte ou não do trabalho do profissional cuidador. Percebe - se, que a ausência da construção de uma identidade definida do cuidador escolar, dificulta avanços dentro da educação inclusiva. Isso abre espaço para que o/a cuidador/a assuma a função que não é do seu ofício, assim, sobrecarregando-o com atividades que são de responsabilidade do/a professor/a. Além disso, existe a falta de recursos, valorização e de treinamento parece cooperar para dificultar ainda mais o trabalho das cuidadoras. Ratificamos que o/a cuidador/a ganhou um espaço significativo dentro na educação e se tornou mais presente no cotidiano escolar. De maneira, que se faz necessário novas investigações sobre este profissional.
Descrição: This study aimed to analyze the perception of caregivers about the role and performance carried out in the classroom to promote inclusion in a public school in Imperatriz/MA. To systematize this, authors from the area of inclusive education were used, such as Lima (2008), Castro (2013), Figueira (2008), Lanna (2010), Mendes (2010), Sassaki (1998), Domingues (2005), Lopes (2018), among others, in addition to legislation, such as the Brazilian Inclusion Law (2015), History of the Political Movement of People with Disabilities in Brazil (2010), Law of Guidelines and Bases of National Education (1961), National Center for Education (1973), Declaration of Human Rights (1948), Statute of Children and Adolescents (1990), Salamanca Declaration (1994), National Policy for Special Education (1994), which supported the discussions on the topic under study. In the methodological context, the research had a qualitative approach, with the addition of a field study, carried out in a school of the municipal network of Imperatriz/MA, with three caregivers as participants. To generate data, semi-structured interviews were conducted and the data obtained were analyzed descriptively. The results indicated that there is a lack of clarity about the activities that are the responsibility of the caregiver, and that although the research participants are aware of the relevance of their presence in the classroom, there is a gap between what is or is not part of the work of the professional caregiver. It is clear that the lack of construction of a defined identity of the school caregiver hinders progress within inclusive education. This opens space for the caregiver to assume a function that is not their job, thus overloading them with activities that are the responsibility of the teacher. In addition, there is a lack of resources, appreciation and training that seems to cooperate to make the work of caregivers even more difficult. We confirm that caregivers have gained significant space in education and have become more present in everyday school life. Therefore, further research into this professional is necessary.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10080
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA DA SILVA GRANGEIRO.pdfTCC de Graduação874,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.