Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10081| Título: | PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARAODESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS ATENDIDOSPELACASAFAMILIAR RURAL DE COQUELÂNDIA |
| Título(s) alternativo(s): | PEDAGOGY OF ALTERNATION: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF STUDENTS SERVED BY THE RURAL FAMILY HOME OF COQUELÂNDIA |
| Autor(es): | ALMEIDA, Jhorrana Silva de |
| Palavras-chave: | Pedagogia da Alternância; Educação do Campo; Casa Familiar Rural Alternation Pedagogy; Rural Education; Rural Family Home |
| Data do documento: | 21-Fev-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | O presente trabalho analisou o cotidiano da Casa Familiar Rural de Coquelândia e investigou as contribuições da pedagogia da alternância para o desenvolvimento profissional dos alunos atendidos pela casa. O objetivo desta pesquisa foi discutir a trajetória histórica da Pedagogia da Alternância, identificar o perfil das famílias dos alunos e conhecer as dificuldades enfrentadas pela casa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando entrevistas com alunos, monitores e a direção da instituição. Os resultados indicam que a metodologia da Pedagogia da Alternância proporciona aos alunos uma formação completa, incluindo conhecimentos teóricos e práticos. A pesquisa destacou a importância da alternância para os jovens do campo, proporcionando o desenvolvimento da agricultura familiar, fortalecendo o vínculo com o campo e abrindo horizontes para que os jovens possam desenvolver técnicas adequadas no campo. Além disso, a pesquisa destacou as dificuldades enfrentadas financeiramente, devido à falta de incentivos com parcerias e ao baixo valor disponibilizado pelo governo por meio de chamadas públicas. |
| Descrição: | The present work analyzed the daily life of the Rural Family House in Coquelândiaand investigated the contributions of alternation pedagogy to the professional development of the students served by the house. The objective of this researchwasto discuss the historical trajectory of Alternation Pedagogy, identify the profileof thestudents' families and learn about the difficulties faced by the house. Theresearchadopted a qualitative research approach, using interviews with students, monitorsand the institution's management. The results indicate that the PedagogyofAlternation methodology provides students with complete trainingincludingtheoretical and practical knowledge. The research highlighted the importanceofalternation for young people in the countryside, providing the development of familyfarming, strengthening the bond with the countryside and opening horizonsforsothat young people can develop appropriate techniques in the field. Furthermore, theresearch highlighted the difficulties faced financially, due to the lack of incentiveswithpartnerships and the low value provided by the government through public calls. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10081 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jhorrana Silva de Almeida.pdf | TCC de Graduação | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.