Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALMEIDA, Jhorrana Silva de-
dc.date.accessioned2025-10-13T11:08:58Z-
dc.date.available2025-10-13T11:08:58Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10081-
dc.descriptionThe present work analyzed the daily life of the Rural Family House in Coquelândiaand investigated the contributions of alternation pedagogy to the professional development of the students served by the house. The objective of this researchwasto discuss the historical trajectory of Alternation Pedagogy, identify the profileof thestudents' families and learn about the difficulties faced by the house. Theresearchadopted a qualitative research approach, using interviews with students, monitorsand the institution's management. The results indicate that the PedagogyofAlternation methodology provides students with complete trainingincludingtheoretical and practical knowledge. The research highlighted the importanceofalternation for young people in the countryside, providing the development of familyfarming, strengthening the bond with the countryside and opening horizonsforsothat young people can develop appropriate techniques in the field. Furthermore, theresearch highlighted the difficulties faced financially, due to the lack of incentiveswithpartnerships and the low value provided by the government through public calls.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisou o cotidiano da Casa Familiar Rural de Coquelândia e investigou as contribuições da pedagogia da alternância para o desenvolvimento profissional dos alunos atendidos pela casa. O objetivo desta pesquisa foi discutir a trajetória histórica da Pedagogia da Alternância, identificar o perfil das famílias dos alunos e conhecer as dificuldades enfrentadas pela casa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando entrevistas com alunos, monitores e a direção da instituição. Os resultados indicam que a metodologia da Pedagogia da Alternância proporciona aos alunos uma formação completa, incluindo conhecimentos teóricos e práticos. A pesquisa destacou a importância da alternância para os jovens do campo, proporcionando o desenvolvimento da agricultura familiar, fortalecendo o vínculo com o campo e abrindo horizontes para que os jovens possam desenvolver técnicas adequadas no campo. Além disso, a pesquisa destacou as dificuldades enfrentadas financeiramente, devido à falta de incentivos com parcerias e ao baixo valor disponibilizado pelo governo por meio de chamadas públicas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternância;pt_BR
dc.subjectEducação do Campo;pt_BR
dc.subjectCasa Familiar Ruralpt_BR
dc.subjectAlternation Pedagogy;pt_BR
dc.subjectRural Education;pt_BR
dc.subjectRural Family Homept_BR
dc.titlePEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARAODESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS ATENDIDOSPELACASAFAMILIAR RURAL DE COQUELÂNDIApt_BR
dc.title.alternativePEDAGOGY OF ALTERNATION: CONTRIBUTIONS TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF STUDENTS SERVED BY THE RURAL FAMILY HOME OF COQUELÂNDIApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jhorrana Silva de Almeida.pdfTCC de Graduação2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.