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Título: EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM IMPERATRIZ-MA À LUZ DE DISCUSSÕES TEÓRICAS
Título(s) alternativo(s): EDUCATION OF DEAF STUDENTS IN IMPERATRIZ-MA IN LIGHT OF THEORETICAL DISCUSSIONS
Autor(es): RIBEIRO, Juliana Lima
Palavras-chave: Educação de surdos;
Inclusão escolar;
Desafios e avanços;
Imperatriz-MA
Deaf education;
School inclusion;
Challenges and advances;
Imperatriz-MA
Data do documento: 13-Mar-2025
Editor: UFMA
Resumo: A inclusão de alunos surdos na escola regular tem se consolidado como uma importante política educacional no Brasil, promovendo a equidade e o respeito às diferenças. No entanto, a inserção destes no ambiente escolar envolve desafios que precisam ser analisados, compreendidos e superados. Dentre os principais obstáculos estão as barreiras comunicativas, a necessidade de infraestrutura adequada, os recursos didáticos especializados e a formação contínua dos professores. Levando em consideração o exposto no presente texto, tivemos como objetivo geral analisar a partir de produções científicas, o desenvolvimento educacional de alunos surdos, tendo em vista os desafios para a sua inclusão em escolas inclusivas e/ou bilíngues para surdos, no município de Imperatriz/MA. Para o desenvolvimento desta proposta, foram utilizados estudos teóricos de autores como, Quadros (1997), Skliar (1998), Strobel (2008), além de documentos legais de suma importância para a área, como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), entre outros de igual importância, que direcionaram o diálogo e discussões sobre a temática em pauta. No campo metodológico utilizou-se a abordagem qualitativa, tendo como base a revisão de literatura e pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o objetivo de reunir e analisar referências teóricas e empíricas sobre o desenvolvimento e inclusão do aluno surdo na escola. Os resultados evidenciaram que as perspectivas para a Educação Inclusiva em Imperatriz são positivas, embora ainda haja muito a ser feito. A continuidade dos programas de capacitação para professores e a ampliação do número de intérpretes de Libras nas escolas são medidas essenciais para o avanço da inclusão escolar. Além disso, é fundamental que a rede municipal de ensino continue investindo em recursos materiais adaptados, como livros didáticos e tecnologias que auxiliam na aprendizagem, para garantir que os alunos surdos tenham acesso pleno ao currículo escolar. A criação de um ambiente mais inclusivo também passa pela conscientização da comunidade escolar e pela superação de preconceitos. A formação de uma cultura de respeito à diversidade nas escolas é fundamental para que alunos, independentemente de suas condições, possam se desenvolver de maneira plena. Além disso, registra-se que promoção de ações de sensibilização e a socialização dos alunos surdos com seus colegas ouvintes, são estratégias que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar e para a inclusão efetiva dos alunos surdos.
Descrição: The inclusion of deaf students in regular schools has become an important educational policy in Brazil, promoting equity and respect for differences. However, their inclusion in the school environment involves challenges that need to be analyzed, understood and overcome. Among the main obstacles are communication barriers, the need for adequate infrastructure, specialized teaching resources and ongoing teacher training. Taking into account the above, our general objective was to analyze, based on scientific productions, the educational development of deaf students, considering the challenges for their inclusion in inclusive and/or bilingual schools for the deaf, in the city of Imperatriz/MA. To develop this proposal, theoretical studies by authors such as Quadros (1997), Skliar (1998), Strobel (2008) were used, in addition to legal documents of utmost importance to the area, such as Law No. 10,436/2002, Decree No. 5,626/2005, the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (Law No. 13,146/2015), among others of equal importance, which guided the dialogue and discussions on the topic at hand. In the methodological field, a qualitative approach was used, based on a literature review and research in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), with the objective of gathering and analyzing theoretical and empirical references on the development and inclusion of deaf students in schools. The results showed that the prospects for Inclusive Education in Imperatriz are positive, although there is still much to be done. Continuing teacher training programs and increasing the number of sign language interpreters in schools are essential measures for advancing school inclusion. In addition, it is essential that the municipal education system continues to invest in adapted material resources, such as textbooks and technologies that aid learning, to ensure that deaf students have full access to the school curriculum. Creating a more inclusive environment also involves raising awareness in the school community and overcoming prejudices. Creating a culture of respect for diversity in schools is essential so that students, regardless of their conditions, can develop fully. In addition, it is noted that promoting awareness-raising actions and socializing deaf students with their hearing peers are strategies that can contribute to improving the school environment and the effective inclusion of deaf students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10082
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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