Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Emanuela Kelly-
dc.date.accessioned2025-10-13T11:22:31Z-
dc.date.available2025-10-13T11:22:31Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10083-
dc.descriptionThis work investigates the elaboration of pedagogical planning for residents of the Pedagogy course of the 2020-2022 edition. The research problem is: What was the importance of pedagogical planning for the residents of the 2020-2022 edition of the subproject of the Pedagogy course during the period of the Covid-19 pandemic? The objectives are: 1. Problematize the importance of pedagogical planning for the pedagogical practice of the resident of the 2020-2022 edition of the subproject of the Pedagogy course during the period of the Covid-19 pandemic; 2. Explain how I elaborated the planning in the Pedagogical Residency Program of the 2020-2022 edition of the subproject of the Pedagogy course during the period of the Covid-19 pandemic; 3. Analyze the development of planning in the classes in which I taught at the field school of the Pedagogical Residency Program of the 2020-2022 edition of the subproject of the Pedagogy course. The research is of the autobiographical type in which the resident's narratives were used as a data production device. The analysis was done by the method of biographical studies. The choice of theme is due to the importance of pedagogical planning for the quality of teaching and learning, in addition to the experience gained in academic training. The interest arose in the disciplines of Didactics I and II and was deepened in the Pedagogical Residence, where it was possible to observe the elaboration of a clear and efficient didactic planning, contributing to the optimization of time in the classroom. The planning of math classes was adapted for hybrid teaching, combining face-to-face and online activities, using digital platforms such as Google Meet and Geduc. Being part of the Pedagogical Residency Program of the Federal University of Maranhão was of great importance for my training. The field school contributes so that I could develop the planning in order to meet the proposed objectives for the mathematics discipline. The planning aimed to ensure the continuity of learning and the well-being of students and we were successful when we adopted hybrid teaching, developing a plan that would combine with face-to-face classes when possible and online, using digital platforms to complement teaching.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a elaboração do planejamento pedagógico para os residentes do curso de Pedagogia da edição 2020-2022. O problema de pesquisa é: Qual foi a importância do planejamento pedagógico para os residentes da edição 2020-2022 do subprojeto do curso de Pedagogia durante o período da pandemia da Covid-19? Os objetivos são: 1. Problematizar a importância do planejamento pedagógico para a prática pedagógica da residente da edição 2020-2022 do subprojeto do curso de Pedagogia durante o período da pandemia da Covid-19; 2. Explicar como elaborei o planejamento no Programa Residência Pedagógica da edição 2020-2022 do subprojeto do curso de Pedagogia durante o período da pandemia da Covid-19; 3. Analisar o desenvolvimento do planejamento nas aulas em que ministrei na escola campo do Programa Residência Pedagógica da edição 2020-2022 do subprojeto do curso de Pedagogia. A pesquisa é do tipo autobiográfica em que foi utilizada narrativas da residente como dispositivo de produção de dados. A análise se deu pelo método dos estudos biográficos. A escolha do tema se deve à importância do planejamento pedagógico para a qualidade do ensino e da aprendizagem, além da experiência adquirida na formação acadêmica. O interesse surgiu nas disciplinas de Didática I e II e foi aprofundado na Residência Pedagógica, onde foi possível observar a elaboração de um planejamento didático claro e eficiente, contribuindo para a otimização do tempo em sala de aula. O planejamento das aulas de matemática foi adaptado para um ensino híbrido, combinando atividades presenciais e on-line, utilizando plataformas digitais como Google Meet e Geduc. Fazer parte do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Maranhão foi de grande importância para minha formação. A escola campo contribui para que eu pudesse desenvolver o planejamento de forma a atender os objetivos propostos para a disciplina de matemática. O planejamento visou garantir a continuidade do aprendizado e o bem-estar dos alunos e tivemos êxitos quando adotamos o ensino híbrido, desenvolvendo um plano que combinasse com as aulas presenciais quando fosse possível e on-line, utilizando as plataformas digitais para complementar o ensino.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPlanejamento Pedagógico;pt_BR
dc.subjectMemorial de Formação;pt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Planning;pt_BR
dc.subjectTraining Memorial;pt_BR
dc.subjectPedagogical Residencept_BR
dc.titleO PLANEJAMENTO DOCENTE DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE UMA RESIDENTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID19pt_BR
dc.title.alternativeTEACHER PLANNING DURING THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM: PERCEPTIONS OF A RESIDENT DURING THE COVID-19 PANDEMICpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELA KELLY GOMES.pdfTCC de Graduação12,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.