Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Isabelle Araújo de-
dc.date.accessioned2025-10-13T11:31:41Z-
dc.date.available2025-10-13T11:31:41Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10084-
dc.descriptionWith the advancement of multimedia technologies, which are reaching students' daily lives and learning processes, a movement is needed that positively demarcates multiliteracy. Audiovisual productions, for example, have been created and disseminated quite intensively in the media and social networks. In this context, their incorporation into classroom teaching strategies can be a path that encourages good use and appropriation of media, with creativity and student protagonism. At this threshold, teachers should adopt pedagogical practices that embrace multiliteracy and multimodality, as Monteiro (2020) points out. This research aims to understand the perception of Pedagogy students regarding audiovisual productions and analyze whether they can be effectively included as a pedagogical strategy in elementary school classes, with a view to fostering multiliteracy. This study encompasses qualitative field research conducted with 12 students from the Pedagogy Program at the Federal University of Maranhão, in the Education and Technology discipline, in the second semester of 2023. The main methodological procedure of the research was a structured interview with a previously developed question. The main result reveals a new perspective on the subject, in which multiliteracy is beginning to be seen as an attribute to be developed in the classroom. It concludes that the perspective of pedagogy students on multiliteracy is important in the learning process for teaching.pt_BR
dc.description.abstractCom o avanço das tecnologias multimídias, que chegam ao cotidiano e nos processos de aprendizagens dos discentes, é preciso um movimento que demarque de forma positiva o multiletramento. Produções audiovisuais, por exemplo, têm sido construídas e veiculadas de maneira bastante intensa nas mídias e redes sociais. E diante desse contexto, sua incorporação nas estratégias didáticas em sala de aula pode significar um caminho que estimule bons usos e apropriações em mídias, com criatividade e protagonismo dos discentes. Nesse limiar, os docentes devem adotar práticas pedagógicas que tenham o multiletramento e multimodalidade, segundo nos aponta Monteiro (2020). Esta pesquisa tem como objetivo compreender a percepção dos discentes do Curso de Pedagogia sobre produções audiovisuais e analisar se é possível incluir como estratégia pedagógica de forma eficaz em turmas do ensino fundamental, com vistas ao multiletramento. Abrange uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada com 12 discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, na disciplina de Educação e Tecnologia, no segundo semestre de 2023. O procedimento metodológico principal da pesquisa foi uma entrevista estruturada com uma pergunta previamente elaborada. Como principal resultado percebe que há uma nova visão sobre o assunto na qual o multiletramento começa a ser vista como um atributo para ser desenvolvido em sala de aula. Conclui que a perspectiva para os acadêmicos de pedagogia sobre o multiletramento é importante no processo de aprendizagem para a docência.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMultiletramento;pt_BR
dc.subjectProdução Audiovisual;pt_BR
dc.subjectDocência;pt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMultiliteracy;pt_BR
dc.subjectAudiovisual Production;pt_BR
dc.subjectTeaching;pt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titlePRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: NUANCES PARA O MULTILETRAMENTOpt_BR
dc.title.alternativeAUDIOVISUAL PRODUCTION IN THE PERCEPTION OF PEDAGOGY STUDENTS: NUANCES FOR MULTILITERACYpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELLE ARAÚJO DE SOUZA.pdfTCC de Graduação416,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.