Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMELO, Daniela Silva-
dc.date.accessioned2025-10-13T11:50:33Z-
dc.date.available2025-10-13T11:50:33Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10085-
dc.descriptionThis work investigates how reading applied to early childhood education contributes to language development during the formation of the individual. The general objective is to explore how different approaches to reading in early childhood promote child development, establishing specific objectives such as: fostering dialogue and respect for differences through group reading; stimulating body communication and emotional expression; broadening world knowledge through reading various textual genres; and reflecting on emotions and identities through literary reading. Using a qualitative approach, the study combines bibliographic review and field research, based on the guidelines of the work “The Picture Book: A (Pre)text for Telling Stories” (2018). The research analyzes children’s interactions with books and their peers, considering aspects such as body expression, vocabulary, and imaginative capacity, highlighting the importance of reading for the holistic development of the child. The research revealed that children’s reading, associated with the exploration of intertextualities, creates a conducive environment for expressing ideas and feelings. Intertextual activities, such as songs and poems, expanded learning and interaction possibilities, benefiting a diverse classroom with both typical and atypical children. The study emphasized the importance of reading in its multiple facets, developing skills beyond mere text decoding. By encouraging the identification and acceptance of their own feelings, a deeper understanding of reading was promoted. The experiences demonstrated the relevance of considering reading as a multidisciplinary practice, enriching vocabulary and social interaction. Despite limitations, such as the restricted time for data collection, the results reaffirm the importance of interdisciplinary approaches and literary works as fundamental pedagogical tools for the comprehensive development of children in early childhood education.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga como a leitura aplicada à educação infantil contribui para o desenvolvimento da linguagem durante a formação do sujeito. O objetivo geral é investigar como diferentes abordagens da leitura na educação infantil promovem o desenvolvimento da criança, estabelecendo objetivos específicos como: promover o diálogo e o respeito às diferenças por meio da leitura em grupo; estimular a comunicação corporal e a expressão de emoções; ampliar o conhecimento de mundo com a leitura de diferentes gêneros textuais; e refletir sobre emoções e identidades através da leitura literária. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo combina revisão bibliográfica e pesquisa de campo, fundamentando-se em diretrizes da obra “O livro-de-imagem: um (pre)texto para contar histórias” (2018). A pesquisa analisa a interação das crianças com os livros e seus pares, considerando aspectos como expressão corporal, vocabulário e a capacidade imaginativa, evidenciando a importância da leitura para o desenvolvimento integral da criança. A pesquisa evidenciou que a leitura infantil, associada à exploração de intertextualidades, cria um ambiente propício para a expressão de ideias e sentimentos das crianças. As atividades intertextuais, como músicas e poemas, ampliaram as possibilidades de aprendizado e interação, beneficiando uma turma diversa, com crianças típicas e atípicas. O estudo destacou a importância da leitura em suas múltiplas facetas, desenvolvendo habilidades além da mera decodificação de textos. Ao incentivar a identificação e acolhimento dos próprios sentimentos, promoveu-se uma compreensão mais profunda da leitura. As experiências demonstraram a relevância de considerar a leitura como prática multidisciplinar, enriquecendo o vocabulário e a interação social. Apesar das limitações, como o tempo restrito para coleta de dados, os resultados reafirmam a importância de abordagens interdisciplinares e obras literárias como ferramentas pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLeitura;pt_BR
dc.subjectEducação Infantil;pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectReading;pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education;pt_BR
dc.subjectLanguage Developmentpt_BR
dc.titleDIRETRIZES PARA O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativeGUIDELINES FOR WORKING WITH LITERARY READING FROM EARLY CHILDHOOD EDUCATIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA SILVA MELO.pdfTCC de Graduação1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.