Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10086
Título: PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIA DE UM ROBÔ MÓVEL USANDO O ALGORITMO A*
Título(s) alternativo(s): MOBILE ROBOT TRAJECTORY PLANNING USING THE A* ALGORITHM
Autor(es): CARVALHO, Eduardo Costa de
Palavras-chave: robô de baixo custo;
algoritmo A*;
planejamento de trajetória
low-cost robot;
A* algorithm;
path planning
Data do documento: 8-Ago-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de implementar o algoritmo A* em um robô, fazendo-o movimentar-se em um ambiente previamente conhecido sem o uso de sensores de percepção externa. O robô utilizado é de baixo custo, cuja estrutura é leve e feita de um chassi de acrílico retangular de 16 cm x 9 cm. Além disso, o robô possui três rodas, nas quais as dianteiras são motorizadas e a traseira não. Nas rodas motorizadas, foi aplicada a direção diferencial, ou seja, as rodas são controladas de forma independente. Para o planejamento da trajetória, foi utilizado o algoritmo A*, por combinar rapidez de processamento e qualidade da solução encontrada. Essa eficiência é devido ao uso de uma heurística. Neste trabalho, a heurística usada é relacionada com a distância, na qual foi escolhida a distância Manhattan. Foram realizados 15 testes para 10 ambientes diferentes. Esses ambientes foram formados em um espaço dividido em 10 x 10 células de tamanhos iguais. Nesses ambientes, os obstáculos foram aleatoriamente dispostos. Nos experimentos realizados, foi possível comprovar a eficiência do algoritmo A* para gerar caminhos ótimos. Assim, conclui-se que é possível que um robô de baixo custo navegue em um ambiente previamente conhecido.
Descrição: This work aims to implement the A* algorithm in a mobile robot, enabling it to navigate through a previously known environment without the use of external perception sensors. This robot is a low-cost model, built with a lightweight rectangular acrylic chassis measuring 16 cm x 9 cm. Furthermore, it contains three wheels, with the two front wheels motorized and independently controlled using differential drive, while the rear wheel is passive. For path planning, the A* algorithm was chosen due to its balance between processing speed and solution quality, which is achieved through the use of a heuristic. In this study, the heuristic is related with distance, in which the Manhattan distance was chosen. A total of 15 tests were conducted across 10 different environments, each modeled as a 10 x 10 grid with randomly placed obstacles. The results demonstrate the effectiveness of the A* algorithm in generating optimal paths. Therefore, it is concluded that a low-cost robot can successfully navigate in a predefined environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10086
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO COSTA DE CARVALHO.pdfTCC de Graduação14,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.