Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10095
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dc.contributor.authorMELO, Gustavo Gomes-
dc.date.accessioned2025-10-14T12:13:33Z-
dc.date.available2025-10-14T12:13:33Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10095-
dc.descriptionABSTRACT This research aims to provide an overview of the news consumption habits of Journalism students at the Federal University of Maranhão, understanding the most frequently used sources of information and the influence attributed to journalistic and non-journalistic social media profiles. The work addresses the transformation of journalism driven by news consumption through social media, in which journalistic and non-journalistic profiles share the attention of this audience. The study is based on authors such as Castells (2013), who addresses the concept of networked society, and Recuero (2010), who expands the discussion on the dynamics of social media. The work also addresses incidental news consumption (Mitchelstein and Boczkowski, 2018; Carvalho, 2023) and journalistic credibility (Lisboa and Benetti, 2017). To address this topic, a survey was conducted with students. The results show a strong preference for social media and news websites as sources of information, with a greater preference for profiles managed by journalists. The research also revealed the power of these platforms in contributing to news consumption incidentally, driven by algorithms that display content without the need for active search. The results of this research can contribute to understanding the current news consumption landscape among young people, broaden the debate on incidental news consumption, which remains underexplored in Brazil, and raise awareness of the power of large platforms and the need for media literacy.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Esta pesquisa tem como objetivo traçar um panorama sobre os hábitos de consumo de notícias dos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, compreendendo as fontes de informação mais utilizadas e a credibilidade atribuída a perfis de redes sociais jornalísticos e não jornalísticos. O trabalho aborda o contexto da transformação do jornalismo impulsionada pelo consumo de notícias por meio das redes sociais, em que perfis jornalísticos e não jornalísticos dividem a atenção desse público. O estudo se apoia em autores como Castells (2013), que aborda o conceito de sociedade em rede, e Recuero (2010) que amplia a discussão sobre as dinâmicas das redes sociais. O trabalho aborda, também, o consumo incidental de notícias (Mitchelstein e Boczkowski, 2018; Carvalho, 2023) e a credibilidade jornalística (Lisboa e Benetti, 2017). Para tratar dessa temática, realizou-se a aplicação de uma pesquisa, por meio de questionários, com os estudantes. Os resultados mostram uma grande preferência por redes sociais e sites de notícias como fontes de informação, com maior preferência por perfis administrados por jornalistas. A pesquisa também revelou o poder dessas plataformas ao contribuírem para que as notícias sejam consumidas de maneira incidental, impulsionadas por algoritmos que exibem conteúdos sem a necessidade de uma busca ativa. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para a compreensão do cenário atual de consumo de notícias entre os jovens, ampliar o debate sobre o consumo incidental de notícias, que ainda é pouco explorado no Brasil e alertar para o poder das grandes plataformas e para a necessidade da educação midiática.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectjornalismo digital;pt_BR
dc.subjectmídias sociais;pt_BR
dc.subjectcredibilidade;pt_BR
dc.subjectnotícia incidental.pt_BR
dc.subjectdigital journalism;pt_BR
dc.subjectsocial media;pt_BR
dc.subjectcredibility;pt_BR
dc.subjectincidental news.pt_BR
dc.titlePor onde se informam os estudantes de comunicação da UFMA? credibilidade atribuída a perfis de redes sociais jornalísticos e não jornalísticospt_BR
dc.title.alternativeWhere do communication students at UFMA get their information? Credibility attributed to profiles on journalistic and non-journalistic social networkspt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga

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