Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10096
Título: A plataforma X e a cultura do cancelamento na participação de Karol Conká no Big Brother Brasil 21
Título(s) alternativo(s): Platform X and the culture of canceling in Karol Conká's participation in Big Brother Brazil 21
Autor(es): AMORIM, Juliano Amom Costa
Palavras-chave: Karol Conká;
Big Brother Brasil;
cultura do cancelamento;
X (antigo twitter);
racismo.
Karol Conká;
Big Brother Brasil;
cancel culture;
X (formerly twitter);
racism.
Data do documento: 6-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho, denominado, "A Plataforma X e a Cultura do Cancelamento na Participação de Karol Conká no Big Brother Brasil 21”, se destina a investigar como a cultura do cancelamento se manifestou na rede social X, ao longo da participação da artista Karol Conká no programa Big Brother Brasil 21. Justifica-se a pesquisa a partir da forma como o cancelamento se desdobra no domínio das redes sociais, bem como seus impactos à coletividade, em particular à população negra, que convive, historicamente, no Brasil, com episódios relacionados à violências, como exclusões - social e econômica - e silenciamentos. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, nos termos da análise de conteúdo conceituada por Laurence Bardin (1977), a partir de seis posts catalogados na plataforma X, entre os dias 1o de fevereiro - data de uma discussão, envolvendo Conká, de grande repercussão nas redes sociais - a 25 de fevereiro, período que antecedeu a saída da integrante do programa. Além dos posts, foram utilizadas notícias veiculadas na imprensa para contextualizar o episódio, situando-as a uma delimitação cronológica concernente aos fatos reportados na ocasião. Quanto aos resultados, esta monografia apresenta o cancelamento de Karol Conká na plataforma X como uma manifestação cercada por contundência, dentre prejuízos de ordem econômica e profissional à artista, como ações de boicote e perda de contratos, que, por sua vez, culminaram em uma situação na qual os limites entre o entretenimento e o mundo real foram confundidos, senão transpassados. Esta monografia ainda indica a existência de fatores de cunho racial e de gênero - mas sobretudo racial - como potencializadores do cancelamento sofrido por Conká, observando como retrospecto a condição de negação do outro - um dos pilares do cancelamento - associada ao histórico sociocultural de depreciações e gestos violentos no modo como os negros, e, mais especificamente, as mulheres negras foram e ainda são tratados no Brasil.
Descrição: ABSTRACT This work, titled "The X Platform and the Cancel Culture in Karol Conká's Participation in Big Brother Brasil 21," aims to analyze how cancel culture manifested on the social network X during the participation of the artist Karol Conká in the Big Brother Brasil 21 program. The research is how cancel culture emerges in the domain of social networks, as well as its impacts on the collective, particularly on the Black population, which historically coexists in Brazil with episodes related to violence, such as social and economic exclusions, and silencing. The methodology employed is a qualitative approach, in terms of content analysis conceptualized by Laurence Bardin (1977), based on six posts cataloged on the X platform, between February 1st and February 25th. In addition to the posts, news reports from the press were used to contextualize the episode, placing them within a chronological delimitation concerning the facts reported at the time. Regarding the results, this monograph presents Karol Conká's cancellation on the X platform as a manifestation surrounded by excess, including economic and professional losses for the artist, such as boycott actions and loss of contracts, which, in turn, culminated in a situation where the boundaries between entertainment and the real world were blurred, if not overstepped. This monograph also indicates the existence of racial and gender factors – but especially racial – as potentiators of the cancellation suffered by Conká, observing as a retrospect the condition of denying the other – one of the pillars of cancellation – associated with the sociocultural history of depreciation and violent acts in how Black people, and, more specifically, Black women, have been and still are treated in Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10096
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANO_AMORIM.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.