Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10098
Título: | Cinema, memória e democracia: a relação entre o filme “ainda estou aqui” e o jornalismo |
Título(s) alternativo(s): | Cinema, memory, and democracy: the relationship between the film 'I'm Still Here' and journalism |
Autor(es): | FERREIRA, Leonardo Alves |
Palavras-chave: | cinema; memória; democracia; ainda estou aqui; jornalismo. cinema; memory; democracy; i’m still here; journalism. |
Data do documento: | 5-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este trabalho busca compreender a maneira como o filme Ainda Estou Aqui e o jornalismo se relacionam, a partir de um tripé temático formado por conceitos e discussões envolvendo cinema, memória e democracia. O longa-metragem lançado em 2024 e que adapta o livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva aborda a história de sua família, mais especificamente o desaparecimento e morte política de seu pai, Rubens Paiva, e a subsequente luta de sua mãe, Eunice Paiva. Rapidamente a produção alcançou milhares de salas de cinema de todo o Brasil e pautou debates na sociedade que não passaram despercebidos pela imprensa. Dessa forma, buscamos por meio de levantamento bibliográfico-documental estabelecer as conexões entre o filme e a abordagem jornalística sobre o período nos entendimentos a respeito da ditadura militar brasileira, o que se apoia, ainda, na realização de entrevistas e de posterior análise dos depoimentos colhidos junto a estudantes. Nesse sentido, espera-se que a pesquisa incite mais produções científicas que abordem o filme e seu impacto cultural tão notável no país. |
Descrição: | ABSTRACT This work seeks to understand how the film "I'm Still Here" and journalism intersect, based on a three-pronged theme comprised of concepts and discussions involving cinema, memory, and democracy. Released in 2024, the feature film, which adapts the book of the same name by Marcelo Rubens Paiva, addresses the story of his family, specifically the disappearance and political death of his father, Rubens Paiva, and the subsequent struggle of his mother, Eunice Paiva. The production quickly reached thousands of theaters across Brazil and sparked debates in society that did not go unnoticed by the press. Thus, we sought, through a bibliographic and documentary survey, to establish the connections between the film and the journalistic approach to the period in the understandings regarding the Brazilian military dictatorship, which was also supported by interviews and subsequent analysis of testimonies gathered from students. In this sense, we hope that the research will encourage more scientific productions addressing the film and its notable cultural impact on the country. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10098 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEONARDO_FERREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.