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http://hdl.handle.net/123456789/10099
Título: | Conflito em tela: uma análise da narrativa jornalística no Instagram sobre o conflito Israel-Hamas |
Título(s) alternativo(s): | Conflict on Screen: An Analysis of Journalistic Narrative on Instagram about the Israel-Hamas Conflict |
Autor(es): | OLIVEIRA, Lorena Cavalcante Barbosa |
Palavras-chave: | jornalismo digital; instagram; imagem; conflito Israel-Hamas; narrativa. digital journalism; i instagram; image; israel-hamas conflict; narrative. |
Data do documento: | 4-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este trabalho analisa o uso do Instagram como espaço de produção e circulação de narrativas jornalísticas durante o conflito entre Israel e Hamas, a partir das postagens dos jornalistas que cobrem o conflito na região da Palestina, Motaz Azaiza e Leila Warah. O objetivo principal é compreender os recursos comunicacionais utilizados por esses profissionais que atuam em zonas de guerra, a fim de identificar como é feita a construção de sentidos, a mobilização do público e a denúncia diante da violência e da censura. No entanto, apesar do crescimento do uso do Instagram como espaço de cobertura jornalística, especialmente em tempo real, há uma lacuna na compreensão de como jornalistas locais, inseridos diretamente no contexto do conflito, estruturam suas narrativas visuais e textuais em meio às limitações impostas pela plataforma, como a lógica algorítmica, o direcionamento de conteúdo a públicos específicos e a restrição de alcance para publicações com imagens sensíveis. A pesquisa busca, portanto, analisar de que forma essas condições tecnológicas e políticas interferem na circulação de conteúdos, no engajamento do público e na própria construção da memória sobre o conflito. A pesquisa discute a presença da imagem como documento jornalístico e elemento fundamental para informar, sensibilizar e gerar engajamento nas redes sociais. A partir de registros fotojornalísticos e audiovisuais postados entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, o estudo analisa legendas, vídeos e composições imagéticas que retratam os impactos da guerra na Palestina, com enfoque na Faixa de Gaza. Para tanto, é feita uma pesquisa exploratória nos perfis de Instagram no período citado, com base em critérios como temporalidade, marcos do conflito, engajamento e enquadramentos narrativos. A investigação dialoga com teorias como a do enquadramento (Goffman, 1974), da imagem de guerra (Sontag, 2003), da convergência midiática (Jenkins, 2009) e da lógica da atenção digital (Thompson, 2018), além de considerar o papel do jornalista como testemunha e personagem da narrativa. Conclui-se que o Instagram, ao unir recursos textuais, visuais e sonoros, torna-se uma ferramenta poderosa para o jornalismo contemporâneo, especialmente em cenários de conflito, onde a atuação direta de jornalistas locais contribui para o enfrentamento da censura e para a construção de uma memória coletiva. |
Descrição: | ABSTRACT This article analyzes the use of Instagram as a space for the production and circulation of journalistic narratives during the conflict between Israel and Hamas, based on the posts of journalists covering the conflict in Palestine, Motaz Azaiza and Leila Warah. The main objective is to understand the communication resources used by these professionals working in war zones, in order to identify how meaning is constructed, public mobilization is carried out, and denunciation of violence and censorship is carried out. However, despite the growth in the use of Instagram as a space for journalistic coverage, especially in real time, there is a gap in understanding how local journalists, directly immersed in the context of the conflict, structure their visual and textual narratives amid the limitations imposed by the platform, such as algorithmic logic, content targeting to specific audiences, and restricted reach for posts with sensitive images. Therefore, the research seeks to analyze how these technological and political conditions influence the circulation of content, public engagement, and the very construction of memories about the conflict. This research discusses the role of images as journalistic documents and a fundamental element for informing, raising awareness, and generating engagement on social media. Using photojournalistic and audiovisual records posted between October 2023 and January 2024, the study analyzes captions, videos, and image compositions that portray the impacts of the war in Palestine, with a focus on the Gaza Strip. To this end, exploratory research is conducted on Instagram profiles from the aforementioned period, based on criteria such as temporality, conflict milestones, engagement, and narrative framing. The investigation engages with theories such as framing (Goffman, 1974), war image (Sontag, 2003), media convergence (Jenkins, 2009), and the logic of digital attention (Thompson, 2018), in addition to considering the role of the journalist as both a witness and a character in the narrative. The conclusion is that Instagram, by combining textual, visual, and audio resources, becomes a powerful tool for contemporary journalism, especially in conflict scenarios, where the direct involvement of local journalists contributes to combating censorship and building collective memory. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10099 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga |
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