Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10100
Título: Jornalista como personagem no cinema: a representação dos jornalistas nos filmes “Spotlight: Segredos Revelados” e “Setembro 5"
Título(s) alternativo(s): Journalist as a character in cinema: the representation of journalists in the films 'Spotlight' and 'September 5'
Autor(es): NASCIMENTO, Maria Clara Botentuit do
Palavras-chave: cinema;
representação;
jornalismo;
estereótipos;
análise fílmica.
cinema;
representation;
journalism;
stereotypes;
film analysis.
Data do documento: 6-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral, analisar a representação dos jornalistas nos filmes Spotlight: Segredos Revelados e Setembro 5, a partir da comparação entre os fatos reais e suas adaptações na narrativa cinematográfica, com foco na construção simbólica da figura do jornalista. A pesquisa parte do pressuposto de que o cinema, enquanto linguagem artística e narrativa, possui um papel importante na construção do imaginário social sobre profissões e eventos históricos. Mais do que entretenimento, os filmes se caracterizam como dispositivos de representação simbólica e cultural, capazes de reforçar estereótipos ou propor novas leituras sobre realidades complexas. Com base em uma abordagem qualitativa, de caráter explicativa, e ancorada na análise fílmica conforme os estudos de autores como Vanoye e Goliot-Lété (1994), Aumont e Marie (2009) foram examinados pontos narrativos, estéticos e comportamentais relacionados à atuação jornalística nas duas obras. Em Spotlight, destaca-se a construção do jornalista ético, comprometido com a verdade e com o interesse público, fugindo de estereótipos sensacionalistas e valorizando o trabalho coletivo e investigativo. Já Setembro 5 retrata um ambiente mais tenso, onde dilemas éticos são colocados à prova em tempo real, mostrando jornalistas pressionados pela audiência e pela necessidade de produzir notícias imediatas, o que acaba evidenciando estereótipos como o jornalista cínico, antiético e sensacionalista. A análise revelou que ambas as obras trabalham com diferentes estilos narrativos, enquanto Spotlight adota um realismo sóbrio e contido, Setembro 5 utiliza uma linguagem mais sensorial, fragmentada e subjetiva. O estudo promove a importância do cinema como ferramenta pedagógica, crítica e cultural, capaz de dialogar com temas relevantes como ética, informação e responsabilidade social. Conclui-se que a representação do jornalista no cinema ainda transita entre a idealização heroica e a crítica contundente, sendo importante analisar essas construções para refletir sobre o papel da mídia na atualidade.
Descrição: ABSTRACT The overall objective of this work is to analyze the representation of journalists in the films "Spotlight" and "September 5," comparing real events with their adaptations in cinematic narratives, focusing on the symbolic construction of the journalistic figure. The research is based on the assumption that cinema, as an artistic and narrative language, plays an important role in constructing the social imaginary about professions and historical events. Beyond entertainment, films are characterized as devices of symbolic and cultural representation, capable of reinforcing stereotypes or providing new interpretations of complex realities. Based on a qualitative, explanatory approach and anchored in film analysis, as per the studies of authors such as Vanoye and Goliot-Lété (1994) and Aumont and Marie (2009), narrative, aesthetic, and behavioral aspects related to journalistic activity in both works were examined. “Spotlight” highlights the construction of the ethical journalist, committed to truth and the public interest, avoiding sensationalist stereotypes and valuing collective and investigative work. “September 5”, on the other hand, portrays a more tense environment, where topical dilemmas are presented in real time, showing journalists pressured by their audience and the need to produce immediate news, which ultimately highlights stereotypes such as the clinical, unethical, and sensationalist journalist. The analysis revealed that both works utilize different narrative styles: While “Spotlight” adopts a sober and restrained realism, “September 5” uses a more sensorial, fragmented, and subjective language. The study highlighted the importance of cinema as a pedagogical, critical, and cultural tool, capable of engaging with relevant topics such as ethics, information, and social responsibility. It concludes that the representation of journalists in cinema still shifts between heroic idealization and blunt criticism, making it important to analyze these constructions to reflect on the role of the media today.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10100
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_NASCIMENTO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.