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Título: Quem pauta quem? a influência do jornalismo hiperlocal feito no instagram na agenda de notícias de programas policiais do maranhão - uma análise dos programas Cidade Alerta Maranhão e Bandeira 2
Título(s) alternativo(s): Who shapes whom? The influence of hyperlocal journalism on Instagram on the news agenda of police programs in Maranhão - an analysis of the programs Cidade Alerta Maranhão and Bandeira 2
Autor(es): ARAÚJO, Marvio Francisco da Costa
Palavras-chave: jornalismo hiperlocal;
instagram;
produção de pauta;
agenda-setting;
jornalismo policial.
hyperlocal journalism;
instagram;
agenda production;
agenda-setting;
crime journalism.
Data do documento: 29-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar a influência do jornalismo hiperlocal feito no Instagram na definição da agenda de notícias de programas policiais televisivos do Maranhão, com investigações aos programas Cidade Alerta Maranhão, da TV Cidade/Record e Bandeira 2, da TV Difusora/SBT. A pesquisa busca focar no processo de produção de pauta dos programas supracitados, verificando como são construídos os seus conteúdos noticiosos, a partir de suas fontes de coleta de informações e percepção do acontecimento. O estudo parte de uma observação empírica sobre a capacidade cada vez maior das postagens feitas pelos perfis jornalísticos hiperlocais, especialmente no Instagram, em serem utilizadas para as elaborações das pautas e das notícias jornalísticas, alterando a forma tradicional de apurar os fatos. Ao considerar que os meios de comunicação possuem o poder de definir o que a audiência consome e, portanto, influenciar a opinião pública, conforme a hipótese da agenda-setting, o trabalho busca saber se o público também consegue inverter a lógica e determinar a produção e veiculação de notícias dos programas policiais supramencionados. Para esse fim, foram realizadas entrevistas com os profissionais envolvidos na produção do Cidade Alerta Maranhão e Bandeira 2 para saber quais as fontes para a obtenção das informações das suas notícias, bem como o balanço dos dados obtidos e análises bibliográficas. O trabalho fundamentou-se nas ideias de Maxwell McCombs e Donald Shaw sobre a agenda-setting, Fabiana Cristina Fagundes Bravo sobre jornalismo hiperlocal, Nelson Traquina sobre produção de pauta, além de Davi Romão, Ciro Marcondes Filho e Danilo Angrimani sobre jornalismo policial e sensacionalismo.
Descrição: ABSTRACT This undergraduate thesis aims to analyze the influence of hyperlocal journalism on Instagram in shaping the news agenda of television crime programs in Maranhão, investigating the programs "Cidade Alerta Maranhão" on TV Cidade/Record and "Bandeira 2" on TV Difusora/SBT. The research focuses on the agenda-setting process of these programs, examining how their news content is constructed based on their sources of information collection and perception of the event. The study is based on empirical observation of the growing capacity of posts made by hyperlocal profiles, especially on Instagram, to be used in developing agendas and news reporting, changing the traditional way of clarifying facts. Considering that the media has the power to define what the audience consumes and, therefore, influence public opinion, according to the agenda-setting hypothesis, the work seeks to know whether the public can also invert the logic and influence the production and broadcasting of news from the aforementioned police programs. To this end, interviews were conducted with professionals involved in the production of Cidade Alerta Maranhão and Bandeira 2 to learn their sources of news information, as well as a review of the data obtained and bibliographical analyses. The work was based on the ideas of Maxwell McCombs and Donald Shaw on agenda-setting, Fabiana Cristina Fagundes Bravo on hyperlocal journalism, Nelson Traquina on agenda production, and Davi Romão, Ciro Marcondes Filho and Danilo Angrimani on crime journalism and sensationalism.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10101
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga

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