Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10109
Título: | O PIBID e as experiências vivenciadas na escola municipal Senador Alexandre Costa |
Título(s) alternativo(s): | PIBID and the experiences lived at the Senador Alexandre Costa municipal school |
Autor(es): | TORRES, Maria Francisca da Silva COSTA, Ana Karla Ferreira da |
Palavras-chave: | PIBID; Educação Básica; Escola Sdor. Alexandre Costa; Lei 10.639/2003 Lei 11.645/2008. PIBID; Basic Education. |
Data do documento: | 22-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo é resultado das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o Subprojeto “A África, a afrodescendência e a superação do racismo nas escolas da Educação Básica de Codó a partir da aplicação da lei 10.639/2003 e 11.645/2008”, desenvolvido na escola Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa, no município de Codó, Maranhão. Nesta narrativa são apresentadas as vivências de iniciação à docência e as aprendizagens obtidas a partir das atividades didático-pedagógica que ocorreram durante a participação no PIBID entre os anos de 2022-2024. Durante esse período de aquisição de conhecimentos a partir de diferentes textos e autores que defendem o PIBID como um programa essencial para valorização da formação de futuros professores, diversos temas foram apresentados destacando a importância da implementação das legislações relacionadas à valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena na escola campo. Assim, no decorrer desse artigo o leitor irá se deparar com as experiências aplicadas pelas autoras e suas estratégias metodológicas para falar sobre os afrodescendentes, a cultura afro-brasileira, indígena e a importância do combate cotidiano do racismo. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, no qual, foram realizados estudos de referências bibliográficas a partir de artigos, livros, site, que abordam o programa PIBID, e as referidas leis. Por fim, constatou-se, ainda, a necessidade da efetiva aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, fato que ainda carece de trabalho de toda comunidade escolar. |
Descrição: | ABSTRACT: This article is the result of experiences in the Institutional Teaching Initiation Grant Program (PIBID), with the Subproject "Africa, Afro-descendants, and Overcoming Racism in Basic Education Schools in Codó through the Application of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008," developed at the Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa School in the municipality of Codó, Maranhão. This narrative presents the experiences of teaching initiation and the learning gained from the didactic-pedagogical activities that took place during participation in PIBID between 2022 and 2024. During this period of knowledge acquisition from different texts and authors who defend PIBID as an essential program for valuing the training of future teachers, several topics were presented, highlighting the importance of implementing legislation related to the appreciation of Afro-Brazilian and Indigenous history and culture in rural schools. Thus, throughout this article, the reader will encounter the authors' experiences and methodological strategies for discussing Afro-descendants, Afro-Brazilian and Indigenous cultures, and the importance of combating racism on a daily basis. This qualitative research involved a review of bibliographical references from articles, books, and websites addressing the PIBID program and the aforementioned laws. Finally, the need for effective implementation of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008 was also identified, a matter that still requires work by the entire school community. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10109 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA_COSTA_MARIA_TORRES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 595,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.