Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10110
Título: | Geossímbolos de paisagens e arte: subsídios para políticas públicas de educação ambiental no município de Codó, Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Geosymbols of landscapes and art: subsidies for public policies of environmental education in the municipality of Codó, Maranhão |
Autor(es): | SANTOS, Ana Luiza Salazar dos |
Palavras-chave: | geossimbologia; arte; políticas ambientais; Codó. geosymbology; art; environmental policies. |
Data do documento: | 6-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo Geossimbologias de paisagens têm origem nas relações entre seres humanos e ambientes, nas quais as interações, apropriações e vivências conferem sentidos simbólicos aos lugares. A pungente necessidade de conservação ambiental suscita novos estudos sobre aspectos geossimbólicos, haja vista a demanda por práticas inovadoras de conservação alicerçadas na noção de sustentabilidade socioambiental. Em contexto educacional, a Educação Ambiental (EA), em esfera formal e não formal, é basilar para a sensibilização ambiental e formação de consciência ecológica. Com o advento do uso da Arte, direcionado para a representação de paisagens geossimbólicas, torna-se possível alcançar o mundo de subjetividades e significações que envolve lugares. Em termos epistemológicos a pesquisa vincula-se à Geografia Humanista Cultural. Por essa perspectiva, o objetivo geral deste artigo é compreender como representações artísticas de geossimbologias de paisagens podem ser usadas para subsidiar políticas públicas de Educação Ambiental no município de Codó. Para tanto, utiliza-se de metodologia qualitativa de base fenomenológica embasada em procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e elaboração de ilustrações geossimbólicas. O trabalho em tela está fundamentado em discussões de autores a exemplo de: Roberto Lobato Correia (1995; 2009), Eric Dardel (2011), Moacir Gadotti (2001), Modesto Farina (2006), Bonnemaison (2002), Berque (2004) e Correia et al (2024). Nesse sentido, o desenvolvimento desse estudo constitui frente de pesquisa com potencial para subsidiar políticas públicas de Educação Ambiental com base na interpretação de geossimbologias associadas a paisagens. |
Descrição: | Abstract Landscape geosymbologies originate from the relationships between human beings and the environment, in which interactions, appropriations and experiences give symbolic meanings to the places. The pressing need for environmental conservation raises new studies on aspects geo symbology’s, once there’s a high demand for innovative conservation practices based on the notion of socio-environmental sustainability. In an educational context, Environmental Education (EE), in both formal and non-formal spheres, is essential for raising environmental awareness and developing ecological consciousness. With the advent of the use of Art, directed towards the representation of geosymbolic landscapes, it becomes possible to reach the world of subjectivities and meanings that involve places. In epistemological terms, the research is linked to Humanist Cultural Geography. From this perspective, the general objective of this article is to understand how artistic representations of landscape geosymbologies can be used to support public policies on Environmental Education in the municipality of Codó. For this purpose, a qualitative phenomenological methodology is used, supported by methodological procedures of bibliographic research, documentary research and the preparation of geosymbolic illustrations. The screen work is based on discussions of authors such as: Roberto Lobato Correia (1995; 2009), Eric Dardel (2011), Moacir Gadotti (2001), Modesto Farina (2006), Bonnemaison (2002), Berque (2004) and Correia et al (2024). In that regard, the development of this study constitutes a research front with the potential to support public Environmental Education policies based on the interpretation of geosymbologies associated to landscapes |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10110 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA_SANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 883,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.