Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10111
Título: | Ritmando resistências: mulheres negras no reggae de Codó-MA |
Título(s) alternativo(s): | Rhythmizing resistance: black women in reggae in Codó-MA |
Autor(es): | MOREIRA, Carolyne de Jesus Cantanhede |
Palavras-chave: | reggae; mulheres negras; resistência; identidade, Codó. reggae; black women; resistance; cultural, Codó. |
Data do documento: | 5-Set-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Codó (MA) apresenta um rico arcabouço cultural e religioso, onde os mistérios das tradições afro-indígenas se entrelaçam aos sons que percorrem suas ruas. Ao anoitecer, os tambores do Terecô embalam a cidade com suas melodias ancestrais, ao amanhecer, é o reggae que desperta os corpos e anuncia o cotidiano. Este estudo tem como objetivo analisar os entrelaçamentos da cultura reggae na vida das mulheres negras codoenses, compreendendo de que forma esse ritmo tem sido utilizado por elas como instrumento de resistência, afirmação identitária e existência diante de um cenário machista, racista e violento. O reggae se torna ferramenta de enfrentamento às opressões de gênero e raça, possibilitando às mulheres negras visibilidade e pertencimento no contexto sociocultural de Codó. A metodologia da pesquisa foi norteada pela abordagem qualitativa, com ênfase na escuta das narrativas das participantes e na observação de suas práticas culturais, considerando o reggae como experiência vivida e compartilhada. O referencial teórico apoia-se em conceitos como identidade cultural (Stuart Hall), hibridização cultural (Néstor García Canclini), bem como em reflexões sobre mulheres, resistência e práticas culturais (Rachel Soihet). A partir desses aportes, busca-se compreender as múltiplas formas pelas quais o reggae, em diálogo com as tradições locais, é ressignificado no cotidiano dessas mulheres. |
Descrição: | ABSTRACT Codó, Maranhão, boasts a rich cultural and religious landscape, where the mysteries of Afro- Indigenous traditions intertwine with the sounds that permeate its streets. At dusk, the Terecô drums rock the city with their ancestral melodies; at dawn, reggae awakens bodies and announces the daily routine. This study aims to analyze the intertwining of reggae culture in the lives of Black women from Codó, understanding how this rhythm has been used by them as an instrument of resistance, identity affirmation, and existence in the face of a sexist, racist, and violent environment. Reggae becomes a tool to confront gender and racial oppression, enabling Black women to gain visibility and sense of belonging within the sociocultural context of Codó. The research methodology was guided by a qualitative approach, with an emphasis on listening to the participants' narratives and observing their cultural practices, considering reggae as a lived and shared experience. The theoretical framework is based on concepts such as cultural identity (Stuart Hall), cultural hybridization (Néstor García Canclini), as well as reflections on women, resistance, and cultural practices (Rachel Soihet). Based on these insights, the aim is to understand the multiple ways in which reggae, in dialogue with local traditions, is reinterpreted in the daily lives of these women. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10111 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAROLYNE_MOREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.