Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10116
Título: | O conceito de paisagem no livro didático de geografia do 6o ano do ensino fundamental da coleção ‘Araribá Mais’ |
Título(s) alternativo(s): | The concept of landscape in the 6th grade geography textbook from the ‘Araribá Mais’ collection |
Autor(es): | SANTOS, Helen Cristina Alves dos |
Palavras-chave: | paisagem; ensino de geografia; livro didático. landscape; geography teaching; textbook |
Data do documento: | 27-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A abordagem de conceitos nos livros didáticos do Ensino Fundamental é fundamental para promover uma leitura de mundo e estudar sobre a forma como são trabalhados torna-se tarefa necessária. O objetivo é compreender como se dá a abordagem do conceito de paisagem no Livro Didático de Geografia do 6o ano do Ensino Fundamental da Coleção ‘Araribá Mais’ de 2018. A pesquisa é de caráter qualitativa, com abordagem descritiva e analítica, fundamentando-se em revisão bibliográfica e análise de conteúdo por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise documental foi realizada a partir da leitura crítica do livro didático, com ênfase nos trechos em que o conceito de paisagem e apresentado ou explorado a forma como são apresentadas as figuras. Os resultados evidenciam que embora o livro apresente o conceito de forma integrada, ainda há limitações quanto a profundidade teórica e ao estímulo ao pensamento crítico, exigindo uma mediação atenta em sala de aula. Conclui-se o livro não incentiva a problematização de questões ambientais, territoriais e sociais que atravessam o cotidiano dos estudantes. |
Descrição: | ABSTRACT The approach to concepts in elementary school textbooks is fundamental to promoting a global understanding, and studying how they are addressed becomes a necessary task. The objective is to understand how the concept of landscape is addressed in the 6th-grade Geography Textbook from the 2018 "Araribá Mais" Collection. This is a qualitative study with a descriptive and analytical approach, based on a bibliographic review and content analysis, and the National Common Curricular Base (BNCC). Document analysis was conducted based on a critical reading of the textbook, emphasizing the passages in which the concept of landscape is presented or explored and the way in which figures are presented. The results show that, although the textbook presents the concept in an integrated manner, there are still limitations in theoretical depth and in stimulating critical thinking, requiring attentive mediation on the part of the teacher. The conclusion is that the textbook does not encourage the problematization of environmental, territorial, and social issues that permeate students' daily lives. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10116 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HELEN_SANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.