Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1012
Título: IMPACTO FINANCEIRO DO ÍNDICE DE ABSENTEÍSMO: um estudo de caso na empresa CEPT-DI – SENAI – MA
Autor(es): Sampaio, Marco Antonio Silva
Palavras-chave: Índice de absenteísmo
Impacto financeiro
Empresa privada
Absenteeism rate
Financial impact
Private company
Data do documento: 28-Jan-2015
Resumo: Aplicação do índice de absenteísmo e a mensuração do impacto financeiro em uma empresa privada. Evidencia-se o cálculo do índice e do custo indireto dele. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada e um estudo de caso realizado em uma empresa privada com finalidade pública sediada em São Luís – MA. Para o índice de absenteísmo realizou-se a mensuração da quantidade e do tempo dos atrasos, faltas, saídas por motivos de: atestados médicos, os que estão presente na Consolidação das Leis do Trabalho e os injustificados. Para o cálculo do custo levantou-se o custo por hora de cada trabalhador que contribuiu para a elevação do índice de absenteísmo. Tudo isso com o objetivo de mensurar se o tempo perdido dos colaboradores tem impacto financeiro significativo para mostrar que o absenteísmo é dispendioso para a empresa em termo de dinheiro e de tempo. Os resultados mostraram que, no universo pesquisado, o absenteísmo precisa ser mensurado na empresa não só pela questão de preocupação com a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho, mas também pelo fato da perda de horas de trabalho e das despesas que ele gera.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão, para a conclusão do curso. Orientador: Prof. Dr. Ademir da Rosa Martins
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1012
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcoAntonioSampaio.pdf607,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.