Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10121
Título: | Mentalidades matemáticas: contribuições para o ensino de matemática à luz da BNCC |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical mentalities: contributions to mathematics teaching in light of the BNCC |
Autor(es): | SILVA, Lucilene Pereira da |
Palavras-chave: | mentalidades matemáticas; mentalidade de crescimento; aprendizagem matemática; BNCC; mathematical mindsets; growth mindset; mathematical learning; BNCC. |
Data do documento: | 21-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Atualmente, o ensino de Matemática está desconectado e distante para muitas pessoas. O cenário educacional é desafiador, com metas educacionais sendo cumpridas com dificuldade. A aprendizagem da matemática é um tema que desperta atenção devido às dificuldades, evidenciadas por resultados modestos em exames nacionais e internacionais, comparados a países da América Latina. A abordagem de Ensino baseada em Mentalidades Matemáticas busca complementar outras metodologias e desmentir mitos sobre aptidão matemática. Um material proposto visa transformar a educação matemática brasileira, superando obstáculos por meio de pesquisa teórica em livros e artigos. A matemática requer raciocínio, criatividade e interpretação de métodos. Questionamentos amplos, em vez de exercícios isolados, são promovidos para estimular o aprendizado profundo. A plasticidade cerebral é destacada, enfatizando a capacidade do cérebro de formar novas conexões neurais e aprimorar habilidades matemáticas através da prática e aprendizado adequado. _ ABSTRACT: Currently, teaching Mathematics is disconnected and distant for many people. The educational scenario is challenging, with educational goals being met with difficulty. Mathematics learning is a subject that draws attention due to the difficulties, evidenced by modest results in national and international exams, compared to Latin American countries. The Teaching approach based on Mathematical Mindsets seeks to complement other methodologies and debunk myths about mathematical aptitude. A proposed material aims to transform Brazilian mathematics education, overcoming obstacles through theoretical research in books and articles. Mathematics requires reasoning, creativity and interpretation of methods. Broad questions rather than isolated exercises are promoted to encourage deep learning. Brain plasticity is highlighted, emphasizing the brain's ability to form new neural connections and improve math skills through practice and proper learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10121 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucilene_Pereira_da_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 362,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.